Topo

Céu, João Donato e Tulipa e Tim Bernardes são atrações do Festival Radioca

João Donato e Tulipa Ruiz, Tim Bernardes e Céu são atrações do Radioca, em Salvador - Montagem UOL
João Donato e Tulipa Ruiz, Tim Bernardes e Céu são atrações do Radioca, em Salvador Imagem: Montagem UOL

17/10/2019 16h23

O Festival Radioca, em Salvador, chega em sua quinta edição. De 6 a 10 de novembro, nomes como Céu, João Donato e Tulipa Ruiz, Lazzo Matumbi, Tim Bernardes, Tiganá Santana, Tuyo, Illy, Luiza Lian, Afrocidade ocuparão três diferentes espaços na capital baiana.

Serão 16 shows e conversas sobre música nos cinco dias de evento dedicado totalmente à música produzida no Brasil.

Turnês de lançamento dos novos discos de Céu e Tiganá Santana, o projeto que reúne João Donato e Tulipa Ruiz, o mais recente espetáculo de Luiza Lian e as primeiras aparições na capital baiana de Tim Bernardes em carreira solo, Amaro Freitas Trio, Mestre Anderson Miguel, Dônica e Jessica Caitano estão programadas. Destaques da cena baiana como Afrocidade, Lazzo Matumbi, Illy, Livia Nery, Tangolo Mangos e Josyara completam o line-up.

A curadoria é do jornalista Luciano Matos, os músicos Roberto Barreto e Ronei Jorge e a produtora Carol Morena, que também assina a coordenação geral do Festival.

Veja abaixo as atrações de cada dia e local:

6 de novembro: Teatro Castro Alves
Tim Bernardes (SP): Cantor da banda O Terno, lançou em 2017 seu primeiro trabalho solo, "Recomeçar", agora no Radioca apresentado pela primeira vez em Salvador.

Tiganá Santana (BA): Lançando seu quarto álbum no Radioca, o compositor, cantor, instrumentista, produtor musical e pesquisador apresenta um trabalho focado em canções e com presença mais significativa de instrumentos eletrônicos ao lado dos acústicos.

Amaro Freitas Trio (PE): Pianista e compositor estará pela primeira vez na Bahia. Lançou o seu disco de estreia, "Sangue Negro", em 2016, e o mais recente, "Rasif", em 2018.

7 de novembro: Arena do Sesc-Sena Pelourinho
Luiza Lian (SP): Apresenta seu mais recente trabalho "Azul Moderno" (2018), que gera um espetáculo inspirado no cinema expandido, apresentado no Radioca pela primeira vez em Salvador.

Livia Nery (BA): Cantora apresenta seu primeiro disco solo, "Estranha Melodia" (2019), com produção dela própria em parceira com Curumin.

8 de novembro: Arena do Sesc-Sena Pelourinho
"Processo criativo compartilhado: Papo Musicado"
Tulipa Ruiz (SP): Cantora tem quatro álbum e além do papo estará no palco ao lado de João Donato na Chácara Baluarte no dia 9.

Livia Nery (BA): Instrumentista, cantora, compositora e produtora chega ao seu primeiro álbum, "Estranha Melodia" (2018), depois de ter lançado o EP "Vulcanidades" (2017).

Josyara (BA): Lançou em 2018 seu segundo disco, "Mansa Fúria", um retrato da cantora, compositora e violonista em seu percurso entre sertão, litoral e metrópole. Nascida em Juazeiro, no interior da Bahia, ela traz em suas composições um olhar sensível, embalado por um violão percussivo e potente.

9 de novembro: Chácara Baluarte
João Donato (AC) e Tulipa Ruiz (SP): Radioca recebe o projeto que reúne a dupla em cena e celebra suas afinidades. Misturando e reinterpretando seus repertórios próprios, o show inclui também as duas músicas que gravaram juntos, recém-lançadas num compacto. O trabalho é feito com a banda Pipoco das Galáxias (Gustavo Ruiz, Samuel Fraga, Gabriel Mayall) e o trombonista da banda Bixiga 70, Doug Bone.

Afrocidade (BA): Uma das grandes representantes da nova música da Bahia.

Tuyo (PR): Lio, Lay e Machado compõem o trio que lançou o EP de estreia, "Pra Doer", em 2017, e o primeiro álbum cheio, "Pra Curar", de 2018, que mostra referências que passam pelo folk e também ganham pinceladas do hip hop e do synth pop, além de incorporar guitarras e outros elementos.

Mestre Anderson Miguel (PE): Cirandeiro com história musical que se inicia na infância em torno do Maracatu de Baque Solto na Zona da Mata de Pernambuco. Seu terceiro disco, "Sonorosa" (2018), tem produção de Siba, que estará no show como integrante da banda e como participação especial.

Tangolo Mangos (BA): Formada em 2017, é um dos nomes de destaque da nova geração do rock baiano. A banda se identifica com diferentes gêneros musicais, destacando-se o rock clássico, a MPB e a música regional nordestina, além de uma estética ligada à psicodelia. O primeiro lançamento, o EP "Mangas a Caminho da Feira nº 1", saiu em março deste ano.

10 de novembro: Chácara Baluarte
Céu (SP): Com o quinto álbum, "APKÁ!", lançado em setembro, Céu traz sua novíssima turnê para o Radioca.

Lazzo (BA): Com quase 40 anos de carreira, reconhecido pela sua voz marcante e interpretações de groove inconfundível, apresenta uma musicalidade que mistura ritmos como reggae, samba, jazz e soul, Lazzo tem oito discos e está em produção de um trabalho novo.

Dônica (RJ): Apresenta seu primeiro show em Salvador dentro do Radioca. A banda é formada por José Ibarra (vocal e teclados), Miguel Guimarães (baixo), Felipe Moura (bateria), Lucas Nunes (guitarra) e Tom Veloso (violão) - filho de Caetano Veloso -, que assina as composições.

Illy (BA): A cantora baiana, radicada no Rio de Janeiro, mostra seu timbre suave e preciso no EP "Enquanto você não chega" (2016) e no primeiro álbum, "Voo Longe" (2018), com produção de Alexandre Kassin e Moreno Veloso.

Abayomy (RJ): Com 10 anos de carreira, se volta para a música brasileira, explorando ritmos do Norte e Nordeste do país, e se expande em experimentações dentro da música africana. Surgido como um tributo a Fela Kuti, o grupo reúne 13 músicos e tem dois álbuns lançados: "Abayomy" (2012) e "Abra Sua Cabeça" (2016). O show inclui canções inéditas do próximo disco e terá participação de Saulo Duarte.

Jessica Caitano (PE): Cantora, compositora, rapper, coquista, repentista, percussionista, poetisa, declamadora, educadora e ativista. Nascida no município de Triunfo, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, assina projeto solo em que desenvolve sua verve poética e seu flow agressivo e empoderado, em parceria com o produtor Chico Correa.

Serviço
5º Festival Radioca
Quando: De 6 a 10 de novembro
Onde: Salvador, Bahia
Inf: www.radioca.com.br