Topo

Nova biografia de Raul Seixas lembra de histórias inusitadas nos shows

Capa do livro "Raul Seixas - Por Trás das Canções" - Divulgação
Capa do livro "Raul Seixas - Por Trás das Canções" Imagem: Divulgação

16/10/2019 16h46

No ano em que a morte de Raul Seixas completa 30 anos, o cantor baiano tem momentos de sua vida contada na biografia "Raul Seixas - Por trás das canções", do jornalista Carlos Minuano.

O autor explora a relação do roqueiro com o jogador Walter Casagrande e episódios pouco conhecidos como a turnê "Ouro de Tolo", em pleno garimpo na selva amazônica, além de revelar o desgosto de Raul ao se descobrir fora da escalação da primeira edição do Rock in Rio.

O lançamento será na sexta (18) na Livraria da Vila-Fradique, às 19h, em São Paulo. Além da presença do autor, estarão o percussionista baiano Dinho Nascimento interpretando canções do Maluco Beleza no berimbau e o cover, também soteropolitano, Penna Seixas. Ambos conheceram Raul na Bahia e contarão ainda histórias sobre o artista em uma roda de conversa. Completa a noite uma exposição de fotos inéditas da turnê "Ouro de Tolo" por garimpos no Pará, em 1985.

Carlos Minuano, autor do livro - Divulgação - Divulgação
Carlos Minuano, autor do livro
Imagem: Divulgação
Minuano foi atrás de familiares, amigos e colegas para revelar o que os bastidores de algumas de suas canções mais famosas revelam. Há também fotos da caderneta escolar do colégio Marista, manuscritos, documentos e imagens do famoso baú do Raul, de indumentárias e de uma inusitada fronha de travesseiro usado na infância que inspirou o hit "Mosca Na Sopa". A galeria ainda inclui raras imagens de Raul Seixas no garimpo no Sul do Pará feitas pela fotógrafa Cristina Villares.

Veja abaixo alguns destaques do livro:

Turnê por garimpos no Pará

O livro pela primeira vez conta a história desses shows e traz ainda mais de uma dezena de fotos inéditas da viagem que aconteceu em 1985.

Papel de Chico Anysio no início da carreira de Raul

Alguns fatos da história do Raul são contados pela primeira vez, por exemplo, o papel que o humorista Chico Anysio teve no começo da carreira a partir de relatos do Carleba e Carlos Eládio, ex-Panteras. Sempre se fala do Jerry Adriani como o grande apoiador, mas o Chico foi também muito importante.

Raul produtor

A fase como produtor na CBS é contada em detalhes e também é um dos destaques do livro, o capítulo que aborda essa fase traz uma lista com as dezenas de composições desse período que figuram entre as mais regravadas de Raul, uma delas é "Ainda Queima a Esperança", de Raul em parceria com Mauro Motta, inicialmente gravada por Diana em 1971 e que depois teve quase uma dezena de novas versões, incluindo uma em espanhol.

Piritiba e as histórias por trás da canção Capim Guiné

As histórias de Piritiba, cidade que inspirou a canção Capim Guiné (parceria com Wilson Aragão) contadas por Beto Sodré (amigo e empresário do Raul) também merecem destaque, é a primeira vez que ele fala a um livro sobre o Raul. Além das entrevistas que concedeu assina um dos textos de abertura da obra.

Casagrande

Outra entrevista exclusiva que o livro traz é com Walter Casagrande Jr, que também nunca havia falado para um livro sobre Raul. Ele conta as histórias dos shows do roqueiro produzidos por ele.

Vivi Seixas

A filha de Raul também assina um texto de abertura do livro.

Fotos inéditas

Além de mais de uma dezena de fotos inéditas de Cristina Villares, que acompanhou parte da turnê no Pará, o livro traz dois desenhos também inéditos do artista plástico Ivald Granato retratando Raul, além de dezenas de imagens de arquivos.

Serviço
Lançamento do livro "Raul Seixas: Por Trás das Canções"
Quando: 18 de outubro - sexta, 19h
Onde: Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena
Valor do livro: R$ 59,90