Topo

Chico César está em nova música do grupo Höröyá

Höröyá lança música com Chico César e Clarianas - Divulgação
Höröyá lança música com Chico César e Clarianas Imagem: Divulgação

25/04/2019 18h15

Grupo de música instrumental Höröyá lança amanhã a música "Todo Lugar é Sertão", com participações de Chico César e do coro das Clarianas, grupo musical formado por três mulheres.

Gravado entre São Paulo (Brasil) e Bamako (Mali), o single conversa com o conceito dos dois discos anteriores do Höröyá, "Pan Bras'Afree'ke", em que o grupo reúne artistas do Brasil e do Pedro africano como: Guiné, Mali, Senegal e Burkina Fasso.

"Grande honra a participação do Chico César nesse projeto, que é um artista que admiramos de longa data, tanto musicalmente, sempre buscando diálogos com musicalidade africana, quanto politicamente por seu posicionamento político. E juntamente com as Clarianas, mais perfeito ainda. Um grupo de cantadeiras, de um talento incrível, e também com um trabalho de forte engajamento sociocultural e político", diz o criado da banda André Piruka.


Fundado em 2015, o Höröyá reúne 13 integrantes, entre brasileiros e senegaleses, que têm como influências as culturas tradicionais de países do oeste africano como Guiné, Mali e Senegal e diversas vertentes afro-brasileiras, como o samba e toques de candomblé, o afrobeat da Nigéria e de Gana e a musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz.

Eles têm lançados Höröyá (2016) e Pan Bras'Afree'Ke - Vol. 1 (2017). Para este ano preparam o lançamento de "Pan Bras'Afree'Ke - Vol.2"

Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste da África, que significa "liberdade", "autonomia", "dignidade" e foi o termo usado durante a luta anti-colonialista na Guiné para a afirmação de seus caminhos e ideais.