PUBLICIDADE
Topo

Mano Brown, Rincon, Emicida, Rael, BK e Djonga se unem em rap de Devasto

Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

11/10/2018 11h50

Uma verdadeira "constelação de gangsta" se reúne para compor o videoclipe de "O Céu é o Limite", novo som do produtor Devasto Prod. Mano Brown, Rincon Sapiência, Emicida, Rael, BK e Djonga discorrem sobre as poucas referências e identificação endereçadas aos negros.


"Não temos muita representatividade. Tem muitos super-heróis quando a gente é criança, mas sinto falta disso para essa geração negra. Por isso, quis juntar três gerações de MCs negros do rap nacional, nomes bem-sucedidos", explica Devasto à coluna.

Inicialmente, a música feita em parceria com Brown entraria no álbum solo do líder do Racionais, "Boogie Naipe" (2016), mas acabou ficando de fora. Devasto teve então a ideia de retomar o beat. "Falei primeiro com ele [Brown] sobre a ideia de um single colaborativo, e ele gostou."

A reunião mostra a diversidade do momento no rap brasileiro com MCs de estilos variados, vindos de vários lugares do Brasil. De São Paulo, Emicida, Rael e Mano Brown. Do Rio de Janeiro, BK. Minas Gerais é representada por Djonga. Além disso, esses nomes também mostram as variadas gerações.

Depois de convocar seus amigos, Devasto convidou Pedro Gomes para assinar a direção. "Pedro é irmão da quebrada, nossa referência. Um dos melhores diretores da América Latina", fala sobre a escolha.

"Eu fico muito orgulhoso de fazer parte desse projeto. Fortalece uma série de causas e questões pelas quais lutamos há muito tempo. Aqui os MCs falam de questões que até muito tempo a gente não se via no direito de falar, por isso 'O Céu é o Limite'", explica Pedro Gomes.

Nascido no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, Devasto Prod soma quase 20 anos de carreira e já trabalhou com grandes nomes do rap nacional, como Don Cesão, Drik Barbosa, Cone Crew Diretoria, Coruja BC1, Rashid, entre outros.

Veja aqui a letra de "O Céu é o Limite"

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL