PUBLICIDADE
Topo

Rincon Sapiência vive escravo em clipe que será lançado no Dia da Abolição

Cena do videoclipe de "Crime Bárbaro" de Rincon Sapiência - Reprodução
Cena do videoclipe de "Crime Bárbaro" de Rincon Sapiência Imagem: Reprodução
Adriana de Barros

Colunista de Música do UOL, onde atuou 20 anos na área de Entretenimento, com coordenação de coberturas em grandes festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas musicais do Brasil pelo WME Awards by Music2. Apresentadora do podcast Fala Zé na rádio Energia 97 ao lado de Zé Antônio Constantino e Hélio Cosmo Leite.

11/05/2018 11h34

Rincon Sapiência escolheu o próximo domingo (13), Dia da Abolição da Escravatura, para lançar o videoclipe de "Crime Bárbaro".

Na faixa que abre seu álbum "Galanga Livre", lançado em 2017, o rapper retrata a fuga do escravo Galanga, personagem fictício criado por ele, que se vê diante da sua liberdade após matar um senhor de engenho. A data de lançamento foi escolhida na intenção abrir uma discussão sobre as más heranças que ainda hoje permeiam a vida dos negros.

Com direção e roteiro de Nixon Freire, o filme traz cenas de uma perseguição policial, onde o agente da lei encarna a figura do capitão-do-mato, encarregado da captura de escravos fugitivos. Entre tiros e bombas, Rincon assume a figura de Galanga e empreende sua fuga, se desvencilhando durante a correria narrativa propõe uma metáfora sobre a violência e o genocídio que persistem contra os negros no país, mesmo 130 anos após a sua Abolição oficial, em 1888.

O videoclipe estará disponível no dia 13 de maio no canal do artista no YouTube. Veja abaixo o teaser:



O disco

"Galanga Livre" foi lançado em maio de 2017 pelo selo Boia Fria Produções. O disco entrou na lista da APCA entre os 25 melhores álbuns da música brasileira no primeiro semestre de 2017 e ganhou dois troféus do Superjúri no Prêmio Multishow desse ano, nas categorias Melhor Produção Musical e Melhor Capa.

Além disso, a premiação também rendeu a Rincon Sapiência o título de Revelação do ano. Em março de 2018, Rincon Sapiência recebeu o Prêmio Bravo! de melhor disco de 2017.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL