Topo

Coluna

Adriana de Barros

Mini-doc relembra tarde de autógrafo de bandas punks que tocaram no Brasil

Divulgação
Buzzcocks foi a primeira banda a fazer sessão de autógrafos na London Calling Imagem: Divulgação
Adriana de Barros

Adriana trabalha no UOL desde 2000, passou pelas rádios Mix FM, 97Rock e pela gravadora Sony Music.

25/02/2018 13h01

Se você curte ouvir histórias do rock vale a pena tirar 17 minutos do seu dia para assistir ao mini-doc com Walter Thiago, fundador da loja de discos London Calling, produzido pelo canal Snake Pit TV.

Há 32 anos sediada na Galeria Presidente na 24 de Maio, a loja recebeu importantes nomes do punk rock mundial. Marky Ramone & Intruders, Stiff Little Fingers, Buzzcocks, Mudhoney, Lurkers , Mission, CJ Ramone, Vibrators, MC5, New Model Army, The Donnas, Toy Dolls, Glen Matlock (baixista do Sex Pistols), Agent Orange, Rezillos, Young Gods, 999, L7, Daniel Ash (Bauhaus), Uk Subs, Less Than Jake, Andy Rourke (Smiths) e Gene Loves Jezebel são alguns dos grupos que passaram pela London Calling.

A primeira sessão de autógrafos que a loja recebeu foi da banda punk britânica Buzzcocks. Aconteceu durante a primeira vinda dos ingleses ao Brasil. Walter orgulha-se ao dizer que a banda citou a loja depois em uma entrevista a Jô Soares.

Ao longo do filme, Walter - que também é grande colecionador de vinil e fã do The Damned -, ostenta discos autografados pelo Ramones, Lemmy Kilmister (Motorheäd), Johnny Rotten (Sex Pistols), The Clash e The Cramps. São exibidas cenas de shows memoráveis como do Ramones nos extintos Dama Xoc, em 1991, e no Olympia, em 1994.

Artistas como Supla, Marcelo Nova e Kiko Zambianchi também são citados como clientes que se tornaram amigos de Walter pelo amor ao rock, além de jornalistas como Mauro Beting, Fabio Massari e Álvaro Pereira Junior.

Saudoso Kid Vinil é lembrado pelo proprietário da loja como o "cara mais importante para a cena punk, pós punk e rock alternativo". Além de ser o grande responsável por levar o rock nacional para outro patamar. "Ele sempre levou os artistas aos seus programas", ressalta. Walter destaca o privilégio em ter conhecido Kid e ter feito o último programa com ele, que foi ao ar pela 89FM. A atração foi dedicada aos 40 anos de punk com material raro.

O documentário traz ainda uma entrevista feita por Kid Vinil com Joey Ramone, em 1991, para o programa "Som Pop" da TV Cultura. Nela, Joey diz que Jane's Addiction e Motorheäd são suas bandas preferidas do momento.