Topo

Juntos pela 1ª vez, Ney e Nação Zumbi prometem show recheado de clássicos

Nação Zumbi, Ney Matogrosso e Zé Ricardo (ao fundo) - Divulgação
Nação Zumbi, Ney Matogrosso e Zé Ricardo (ao fundo) Imagem: Divulgação

20/09/2017 10h04

Tudo começou há dois anos quando Zé Ricardo, curador do Palco Sunset do Rock in Rio, lançou a ideia de unir a Nação Zumbi e Ney Matogrosso para interpretar canções do Secos & Molhados. Passado esse período, quase tudo está pronto para um dos encontros mais esperados da edição 2017 do festival.

Desde o convite, foram sucessivos encontros e conversas até os músicos chegarem ao repertório que será mostrado nesta sexta (22). Os integrantes da Nação Zumbi chegaram nesta terça no Rio. Juntos de Ney, azeitam os detalhes da apresentação até quinta, quando acontece o último ensaio.

No repertório definido em conjunto, além de músicas que marcaram a carreira do Secos & Molhados, entrarão também sucessos da carreira da Nação Zumbi como "Maracatu Atômico", "Foi de Amor" e "Um Sonho".

Jorge Du Peixe, vocalista da Nação, adianta ao UOL que haverá releituras de Jackson do Pandeiro e Gilberto Gil.

O cantor destaca a honra em dividir o palco com Ney Matogrosso justamente em uma semana que está em pauta a questão da liberdade sexual. "Tenho lembranças da primeira aparição do Secos & Molhados na TV. Tudo muito à frente de seu tempo: performance, música e poesia", relembra. Jorge também puxou da memória o quanto ficou encantado com a capa do álbum de estreia da banda, de 1973, que trazia as cabeças dos integrantes Ney Matogrosso, João Ricardo, Gerson Conrad e Marcelo Frias servidas em pratos numa mesa de pães e vinhos.

Os novos arranjos foram feitos em comum acordo, buscando o tom de voz ideal para ambos os cantores. "Tivemos que mexer no tom de uma música ou outra, mas tudo muito tranquilo. Ney nos permitiu mexer em sua obra, e fizemos com todo carinho e respeito."

No que depender de Jorge Du Peixe, os discursos políticos que marcaram o primeiro final de semana do festival devem continuar. Segundo ele, no entanto, nada foi preparado com antecedência, como fizeram algumas das atrações. "Estamos no meio dessa situação de intolerância. Não dá pra deixar passar, mas costumo falar o que me dá vontade no momento."

O vocalista da Nação Zumbi não esconde a vontade em dar continuidade ao projeto, mas não garante uma turnê com Ney. Um registro em CD ou DVD ainda não está nos planos. Nos resta cruzar os dedos para a vontade de Jorge tornar-se real.

O show acontecerá na sexta, às 20h, no Palco Sunset do Rock in Rio, com transmissão ao vivo pelo canal Multishow.