Topo

20 anos sem Chico Science: "Fiz a pior produção da vida", diz ex-empresário

Da direita para esquerda: Arnaldo Antunes, Chico Science, Celo (Devoto), Paulo André, Cannibal (Devotos), Siba e Neilton (Devotos) - Arquivo pessoal
Da direita para esquerda: Arnaldo Antunes, Chico Science, Celo (Devoto), Paulo André, Cannibal (Devotos), Siba e Neilton (Devotos)
Imagem: Arquivo pessoal

02/02/2017 11h54

Amigo e ex-empresário de Chico Science, Paulo André relembra a morte do criador da Nação Zumbi em 2 de fevereiro de 1997. Ele prepara um livro para contar a trajetória da banda, que, com apenas dois discos lançados, fez duas turnês internacionais pelos Estados Unidos e Europa.

Em “Inconformados”, Paulo André vai contar como se deu a participação da Nação Zumbi na criação do manguebeat – movimento que mistura rock, hip hop e música eletrônica com ritmos regionais. “Cansei de ler informação equivocada sobre a trajetória da banda. Por isso, decidi escrever”.

Sem mágoas, mas longe de engolir a quantidade de "nãos" que ouviu na época, Paulo André disse que vai mostrar como as dificuldades empurraram a banda para a carreira internacional.

Sem vender discos, a gravadora não investia e, sem investimento, não tinha grana pra grandes sonhos. O jeito foi se jogar. Nas palavras de Paulo André, não poderia ter sido melhor. "Chico virou um nome mundial da música apesar da curta carreira. Isso só aconteceu porque passamos por Nova York e Europa", orgulha-se.

Em forma de linha do tempo, o primeiro capítulo vai se chamar "Manguetown". Nele será contado como estava "Hellcife" (Recife) no ano que o axé era o gênero dominante no Nordeste. A chegada da MTV, da rádio rock 89FM, o momento que vivia o Abril Pro Rock e o movimento das bandas locais também terão espaço na obra.

A parte final vai se chamar "Pior Produção da Minha Vida", onde é narrado o momento mais aflitivo ao lado da banda, desta vez sem Chico. "Sinto muita falta do amigo. Na época, fiquei 'noiado' achando que ia morrer cedo como ele", conta Paulo André.

Eles se conheceram bem no comecinho da história da banda e tornaram-se grandes amigos. "Quando Chico me convidou pra trabalhar, eu não falei de grana. Acho que, se tivesse falado, nossa história teria sido outra", conta. Isso porque Chico sempre foi um cara desconfiado. A história tomou outro rumo no momento em que eles estavam cheios de planos e preparando uma turnê pelo Japão.

ABRIL PRO ROCK

Criador do Abril Pro Rock, Paulo André prepara a 25ª edição do festival nos dias 28 e 29 de abril, no Classic Hall, em Recife. As bandas gringas Tiger Army (EUA), Cockney Rejects (UK), Nocturnal (Alemanha), Angel Corpse (EUA) já estão confirmadas. 

Além dos shows, o evento receberá a 6ª edição da expo Poster Arte Design, composta por produção de ilustradores, artistas visuais e designers relacionados a música. Serão mostrados cartazes, xilogravuras, pôsteres e desenhos originais de bandas, festivais, turnês, entre outros. E durante todo mês de abril, as obras estarão expostas no Centro Cultural dos Correios.

Cannibal, vocalista da banda pernambucana  - Helia Scheppa/JC Imagem - Helia Scheppa/JC Imagem
Cannibal, vocalista da banda Devotos
Imagem: Helia Scheppa/JC Imagem
LÁ NO ALTO ZÉ DO PINHO

Banda punk Devotos deu uma pausa na gravação do disco de inéditas depois de um fã dar um toque que o álbum "Agora tá Valendo", aquele que tem "Punk, Rock, Hardcore Alto José do Pinho", completa 20 anos. Agora, os caras preparam o show comemorativo cantando o repertório na íntegra.

Em cada lugar, a ideia é ter um convidado da região. Em São Paulo, Cannibal quer dividir o palco com Clemente (Inocentes), Fabio (Olho Seco) e Sandra Coutinho (Mercenárias). A versão em vinil também está nos planos.

Só depois da turnê comemorativa eles voltam se dedicar ao disco de inéditas, que trará 13 ou 14 músicas, sendo duas delas com a pegada reggae, repetindo a mistura que fizeram no segundo trabalho da banda, de 2000. O nome provisório do disco é "Fé Demais Te Deixa Doente".



PIONEIROS PUNK

Quem também está preparando uma festa para comemorar os 30 anos de existência é a banda de skate punk Grinders. Pobreza, Léo, Giovanni e Renan sobem ao palco do Hangar 110, em São Paulo, em 20 de maio, para tocar "Skate Gralha", "Puta Vomitada", "Ande de Skate ou Morra" e outras.

Os Inocentes também celebram os 35 anos em show no dia 24 de fevereiro no Sesc Belenzinho. A banda ensaia músicas que não toca desde 1989 como "Morrer aos 18" e prometem outras surpresas.

Rodrigo Suricato - Greg Salibian/Folhapress - Greg Salibian/Folhapress
Rodrigo Suricato que assume o vocal do Barão
Imagem: Greg Salibian/Folhapress
MUITO TRAMPO

Você acha que sua vida tá corrida? Imagina do Rodrigo Suricato. O músico acaba de assumir o vocal do Barão Vermelho como sucessor de Frejat e planeja cair na estrada com a banda entre maio e junho.

Além disso, prepara um novo álbum com a nova formação do Suricato e ensaia o show que apresentarão no dia 25 de março, no Lollapalooza Brasil.

A banda - que ganhou projeção nacional depois de participar do reality SuperStar - tem 35 faixas prontas. Dessas, serão selecionadas 12 para compor o CD, que começa ser gravado em fevereiro. Rodrigo garante que o repertório do novo disco está "bem mais pra cima" que o anterior. "Nunca escrevi de maneira tão direta. Não tenho mais tempo para pensar em metáforas", explica.

Já com o Barão, Rodrigo acredita que a hora é de "se frequentar mais" até chegar o momento de compor algo juntos. Enquanto isso não acontece, ele comemora a oportunidade de interpretar as músicas que já estão na memória cativa dos fãs e torce para que a cena rock'n'roll volte a ser relevante como nos 1980, quando a banda foi fundada. "Estou ligado com a galera mais nova. Quem sabe o Barão não consegue fazer isso de novo".

FESTA DO SEPA

Bianca Jhordão (Leela), Erika Martins e Gabriel Thomaz (Autoramas), Rafael Bittencourt (Angra), Adriana Baldin, Andreas e Patricia Kisser (Sepultura), Bruno Sutter (Massacration) e Derrick Green (Sepultura) - Montagem UOL - Montagem UOL
Bianca Jhordão (Leela), Erika Martins e Gabriel Thomaz (Autoramas), Rafael Bittencourt (Angra), Adriana Baldin, Andreas e Patricia Kisser (Sepultura), Bruno Sutter (Massacration) e Derrick Green (Sepultura)
Imagem: Montagem UOL

A banda Sepultura reuniu os amigos para o lançamento do novo álbum, "Machine Messiah" na noite de quinta (26), em São Paulo.

Nas rodinhas espalhadas pelo Stage Bar, na Barra Funda, integrantes das bandas Autoramas, Angra, Claustrofobia, Viper, ToyshopKorzus, Ultraje a Rigor, Leela conversavam sobre o atual momento do rock nacional, combinavam jams e novos encontros.

Marcos Kleine não deu bobeira e lá mesmo agendou um show com a banda que mantém em pararelo ao Ultraje, PAD.

Isso deve acontecer depois do show que eles fazem na 10ª edição da Campus Party Brasil no dia 4 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo. Lá é que eles vão tocar "Not So Vain", primeira música inédita da PAD.

PRE-PA-RA!

•Trio de música instrumental Los Piranãs, de Bogotá, faz show na 22ª edição Rec Beat, em Recife.

•Banda Gloria faz show no Projeto Setlist Show, dia 18 de março, na Clash Club, em São Paulo.

Otto se apresenta no sábado (11), no Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Johnny Hooker convida Caio Prado no Pepsi Twist Land, dia 3 de fevereiro, na Marina da Glória, no Rio.

Bob Marley e Peter Tosh são homenageados por Mato Seco e Andrew Tosh em show na Fundição Progresso, no Rio, em 10 de fevereiro.

•Especial 9 anos de Talco Bells dia 3 de fevereiro, no Cine Joia, em São Paulo.

Cogumelo Plutão gravará DVD no Teatro UMC, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de fevereiro.
 

A coluna desta semana é dedicada ao malungo Chico Science