- Reprodução
Joy Division

Os 40 anos de 'Love Will Tear Us Apart'

Por Osmar Portilho

 - Martin O'Neill/Redferns

Até hoje dá arrepios na minha espinha. 'Love Will Tear Us Apart' finge ser uma música pop bonitinha, o que é uma de suas melhores ironias.

Peter Hook,
baixista do Joy Division
Martin O'Neill/Redferns
 - Chris Mills/Redferns
Em junho de 1980 era lançada "Love Will Tear Us Apart". A música tinha tudo pra levar o Joy Division a um novo patamar de sucesso internacional. Mas, no mês anterior ao seu lançamento, o grupo havia acabado após a morte de Ian Curtis, que tirou sua própria vida em 18 de maio de 1980.
Chris Mills/Redferns
 - Reprodução

Quem não se lembra da linha de baixo de Peter Hook?

Reprodução

Ela nasceu diferente...

A concepção de "Love Will Tear Us Apart" aconteceu em novembro de 1979. Sua primeira estrutura era mais rápida e pesada. Nas próximas execuções em estúdio, ela baixou um pouco seu tempo e ganhou contornos mais atmosféricos, do jeito que o quarteto queria. A versão como conhecemos foi registrada em 13 de março de 1980.
Martin O'Neill/Redferns

Mais melodia, Ian!

Para chegar nesse resultado, Tony Wilson, chefão da Factory, teria dado um LP duplo de Frank Sinatra para Curtis buscar alguma inspiração.
Chris Mills/Redferns

Foi tudo rápido demais

Diferente das canções mais soturnas do Joy Division, "Love Will Tear Us Apart" era mais melódica, dançante e com uma linha de baixo cheia de personalidade. A música chegou na posição 13 dos singles do Reino Unido e assumiu a liderança da parada indie no mês seguinte.
Martin O'Neill/Redferns

E o legado?

Enorme! Estamos aqui, 40 anos depois, falando sobre a música, certo? "Love Will Tear Us Apart" chegou no topo de diversas paradas e é obrigatória em todas as compilações (e são muitas) que foram lançadas do Joy Division em sua curta discografia. A frase está gravada no túmulo de Ian Curts, local visitado por muitos fãs.
Jim Dyson/Getty Images

Fatos de "Love Will Tear Us Apart"

  • Views no YouTube - 62 milhões
  • Duração - 3:18
  • Em 2012, a NME a elegeu como "melhor canção dos 60 anos de existência da revista"
  • O nome da canção é uma tirada com "Love Will Keep Us Together" de The Captain & Tennille.
Reprodução
Publicado em 20 de junho de 2020.

Veja Também