Topo

Racismo na TV e no cinema britânicos é "vergonhoso", diz Steve McQueen

O diretor Steve McQueen - AFP
O diretor Steve McQueen Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

21/06/2020 10h28

O diretor Steve McQueen chamou de "vergonhoso" o fato de cineastas e produtores de TV britânicos não se esforçarem para ter mais diversidade nos programas e filmes. Segundo ele, a falta de equilíbrio entre brancos e negros nas produções é "racismo" e está "errada".

"Fiz três filmes nos Estados Unidos e parece que nada mudou para valer neste período na Inglaterra. O Reino Unido estão muito atrás em termos de representatividade, é vergonhoso", escreveu o diretor de "12 Anos de Escravidão" em artigo para o jornal "The Observer".

"Toda a cultura da indústria tem que mudar. Isso não é saudável. Está errado. E, no entanto, muitas pessoas na indústria concordam com isso, como se isso fosse normal. Isso não é normal. É tudo menos normal. É ofuscantemente, obviamente errado. É flagrante racismo. Fato. Eu cresci com isso", completou.

O desabafo de Queen acontece no mesmo final de semana que profissionais do mundo do entretenimento da comunidade de negros, asiáticos e de outras minorias étnicas (grupo chamado de BAME no Reino Unido) enviaram uma carta de protesto ao governo britânico por não enfrentarem a questão da falta de diversidade na cultura.

Em novembro deste ano, o diretor lança na BBC a série "Small Axe", sobre a comunidade negra britânica. Segundo ele, todo o esforço para contratar minorias foi feito, mas houve dificuldade.

"Tivemos incentivos fiscais, apoio financeiro, mas as únicas pessoas da comunidade BAME contratadas eram os motoristas e um eletricista. A dura realidade é que não há infraestrutura para apoiar e contratar essas pessoas", afirmou.

Para ele, toda a indústria precisa mudar. Ele questionou o número de negros trabalhando em produções recentes da BBC e em filmes como "Harry Potter". "Não se trata apenas de negros trabalhando em filmes negros, mas de negros trabalhando em cinema e televisão, ponto final".

Steve McQueen dirigiu "Fom", "Shame", "12 Anos de Escravidão", entre outros filmes. Sua produção mais recente foi o longa "Viúvas", de 2018, com Viola Davis, Michelle Rodriguez e Elizabeth Debicki no elenco.