Topo

Morre Claudinho Guimarães, compositor de 'Quando a Gira Girou', aos 50

O sambista Claudinho Guimarães - Reprodução/Instagram
O sambista Claudinho Guimarães Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 08h43

O cantor e compositor Claudinho Guimarães, conhecido por assinar sambas como "Quando Gira Girou", feito famoso na voz de Zeca Pagodinho, morreu ontem aos 50 anos. O sambista sofreu um infarto fulminante, segundo a prefeitura de Maricá (Rio de Janeiro), onde ele vivia.

Zeca, que também gravou outras composições de Guimarães, como "Lá Vai Marola" e "Shopping Móvel", homenageou o sambista no Instagram: Claudinho era um amigo querido [...] e figura sempre presente em Xerém. Nossos sentimentos à família e a todos os fãs desse sambista tão talentoso".

Guimarães também compôs sucessos para Alcione ("Mangueira é Mãe"), Diogo Nogueira ("Da Melhor Qualidade"), Beth Carvalho e Leandro Sapucahí. Chegou a fazer parte do grupo de samba Força da Cor, que lançou um único disco em 1993.

A partir de 2009, com o disco "Luz do Criador", começou a gravar suas próprias composições. Chegou a lançar um segundo álbum, "De Bem Com a Vida" (2013), e a participar do projeto "Quintal do Pagodinho", em 2016, ao lado de Paulinho da Viola, Maria Rita, Diogo Nogueira e Moacyr Luz.