Topo

Morre o baterista Rubinho Barsotti, do Zimbo Trio, aos 87 anos

O baterista Rubinho Barsotti, fundador e integrante do Zimbo Trio, durante o 13º Batuka Brasil International Drum Fest, no Auditório Ibirapuera, em 2011 - ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
O baterista Rubinho Barsotti, fundador e integrante do Zimbo Trio, durante o 13º Batuka Brasil International Drum Fest, no Auditório Ibirapuera, em 2011 Imagem: ALE FRATA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Debora Luvizotto

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 17h22

Rubinho Barsotti, fundador e baterista do Zimbo Trio, morreu na madrugada de hoje, aos 87 anos, em São Paulo.

O músico faleceu por causa de complicações de uma cirurgia no fêmur que realizou na semana passada. Seu corpo foi enterrado às 9h no Cemitério do Araçá, em São Paulo.

Nas redes sociais, o pianista Amilton Godoy lamentou a perda do amigo.

"Estou muito triste com o falecimento do meu amigo Rubinho Barsotti. Foram 49 anos de trabalho com o Zimbo Trio onde juntos fundamos o Clam - Escola de música e ainda gravamos 51 discos juntos! São muitas histórias e conquistas que dividimos juntos. Para mim, Rubinho sempre foi o melhor baterista de sua geração. Descanse em paz meu amigo!", escreveu.

Considerado um dos maiores bateristas do Brasil, Rubinho se juntou ao pianista e ao baixista Luís Chaves - que faleceu em 2007- para formar o Zimbo Trio em 1964. Eles fizeram parte do programa "O Fino da Bossa", da TV Record, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, em 1965.

Ao longo da carreira, o trio criou novas concepções rítmicas e harmônicas, que marcou a música brasileira. Eles também se apresentaram ao lado de grandes nomes do jazz como Kenny Dorham, Oscar Peterson, Tommy Flanagan e Joe Pass.

Também nas redes sociais, Amilton publicou um vídeo no qual aparece tocando a música "Laurecy, até já!', que compôs em parceria com o amigo.