Topo

The Who anuncia primeiro show em Cincinnati desde tragédia de 1979

The Who se apresentou no Rock in Rio em setembro de 2017 - Agnews
The Who se apresentou no Rock in Rio em setembro de 2017 Imagem: Agnews

Do UOL, em São Paulo

04/12/2019 10h26

A banda britânica The Who anunciou na noite de ontem que vai fazer seu primeiro show em Cincinnati, nos Estados Unidos, desde 1979, quando 11 pessoas morreram em um tumulto antes da apresentação do grupo.

Segundo informações do site Billboard, o show está marcado para 23 de abril de 2020 e vai ser realizado na BB&T Arena da universidade Northern Kentucky, a 11 quilômetros onde aconteceu o incidente de 3 de dezembro de 1979.

O anúncio foi feito depois que a emissora de TV WCPO em Cincinnati exibiu um documentário com entrevistas com o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend, os membros originais restantes da banda britânica que surgiu na década de 1960 com músicas como My Generation e Summertime Blues.

Townshend disse recentemente à Associated Press que estava ansioso para falar sobre o que aconteceu em Cincinnati: "Agora podemos conversar sobre isso quando voltarmos", afirmou.

"Vamos conhecer pessoas e estaremos lá. É isso que é importante", afirmou. "Estou tão feliz por termos a oportunidade de voltar".

O Who disse que doará parte dos lucros do concerto a um fundo para bolsas em benefício de estudantes no subúrbio de Finneytown, em Cincinnati. Três dos 11 mortos em 1979, incluindo duas meninas de 15 anos, que foram as vítimas mais jovens, frequentavam a escola Finneytown High School.

A banda não ficou sabendo da tragédia até o show terminar. O gerente Bill Curbishley tomou a decisão de manter a apresentação para milhares de pessoas que aguardavam no local, alertando as autoridades de Cincinnati de que não seriam capazes de controlar a multidão se o show fosse cancelado.

"Apesar de tudo, ainda me sinto inadequado", disse ele à WCPO. "Não posso falar pelos outros, mas, para mim, deixei um pouco da minha alma em Cincinnati".