Topo

Filha de Stan Lee entra com ação para reivindicar direitos autorais do pai

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

27/09/2019 14h52

Joan Celia Lee, filha do quadrinista Stan Lee, entrou com um novo processo contra uma empresa de quadrinhos para reivindicar direitos de propriedade intelectual do pai.

Como curadora do Lee Family Survivor's Trust, ela entrou com uma ação no tribunal federal da Califórnia contra a POW! Entretenimento. Essa mesma empresa havia sido alvo de outro processe de Lee, enquanto ele ainda estava vivo.

Lee acusou a empresa de tê-lo enganado, aproveitando a sua saúde debilitado, e feito ele assinar um termo onde ele cedia o uso de seu nome e de direitos autorais. Depois, o quadrinista retirou o processo de US$ 1 bilhão alegando que tudo não passara de uma confusão.

Um comunicado divulgado pela imprensa e atribuído a ele dizia: "A coisa toda foi confusa para todos, incluindo eu e os fãs, mas agora estou feliz em deixar o processo para trás, voltar aos negócios com meus amigos e colegas da POW! e lançar a próxima onda de personagens e histórias incríveis!".

Bem, na nova ação, a filha de Lee retoma esta batalha judicial e volta ainda mais atrás, mais precisamente aos anos 1990, quando ele foi demitido da Marvel depois que a divisão agora pertencente à Disney entrou com pedido de falência.

Naquela época, Lee assumiu seus direitos autorais e criou uma empresa homônima. Lee fez as pazes com a Marvel, mas já havia escolhido a POW como a empresa que possuiria sua propriedade intelectual.

"Com esse processo, a herdeira de Stan Lee tentam cumprir a aliança que Lee fez com sua empresa homônima e remediar os erros infligidos por parceiros de negócios nas últimas duas décadas", afirma a queixa.

Depois da morte de Lee, a filha, que é a curadora do Lee Family Survivor's Trust, está fazendo toda uma revisão dos contratos entre 2001 e 2017. Há suspeita de que parceiros tenham enganado o quadrinista, cobrando direitos autorais indevidos.