Topo

Lágrimas e bebedeira: Atores contam como foram últimos dias no set de "Game of Thrones"

Emilia Clarke, Iain Glen, Nikolaj Coster Waldau e John Bradley falaram ao UOL sobre seus últimso dias no set de "Game of Thrones" - Divulgação e Montagem/UOL
Emilia Clarke, Iain Glen, Nikolaj Coster Waldau e John Bradley falaram ao UOL sobre seus últimso dias no set de "Game of Thrones"
Imagem: Divulgação e Montagem/UOL

Beatriz Amendola

Do UOL, em Londres*

27/03/2019 04h00

O grande público irá se despedir definitivamente de "Game of Thrones" no dia 19 de maio, quando a HBO exibe o último episódio da série baseada nos livros de George R.R. Martin. Suas estrelas, no entanto, já vêm dando adeus a ela há muito tempo - e fecharam um ciclo com o fim das gravações, em julho do ano passado.

Após quase uma década trabalhando no que se transformaria no maior fenômeno da TV, cada um dos atores de "Thrones" teve de pisar no set e ouvir o "corta!" por uma última vez, uma experiência que trouxe à tona muitos sentimentos e, claro, lágrimas.

O UOL descobriu esses e outros segredos dos últimos dias de gravações da série em fevereiro, em visita a Londres para conversar com artistas como Emilia Clarke, a Daenerys, e Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime. "Todo mundo ganhou um 'adeus' oficial e apropriado, com muita gente assistindo", entregou a atriz.

As despedidas foram marcadas por emoções à flor da pele e ganharam tratamento à altura da ocasião por parte dos criadores da série, David Benioff e Dan Weiss. Para cada ator que terminava de gravar sua participação, os dois não só faziam um discurso como entregavam um presente especial. "Eles nos deram esses lindos storyboards com cenas marcantes dos nossos personagens", revelou Iain Glen, o Jorah.

Quer saber como foi o último dia de cada um dos atores com quem conversamos? Confira abaixo - e pode esperar muito choro.

Emilia Clarke (Daenerys)

Game of Thrones - Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Foi muito emocionante. Foi o dia em que eu percebi que o álcool também podia ser um depressor", definiu a atriz, bem-humorada, antes de revelar que sua última cena, na verdade, nunca entrará na série - e demorou bem mais do que o esperado.

Geralmente, a última cena em um filme é um close na sua mão ou algo assim, mas essa [de 'GoT'] foi uma cena adorável, parte de um dos finais falsos. Muita gente tinha vindo de outros estúdios para assistir, e o diretor dizia 'precisamos de mais, precisamos de mais', ficamos esperando por umas três horas.

Emilia não conseguiu conter as lágrimas na hora de fazer um discurso para os colegas. "Eu comecei a dizer algumas palavras e não consegui terminar a primeira frase sem me acabar de chorar. Meu irmão, que fazia parte da equipe, gravou e quando eu fui ouvir depois não conseguia entender nada do que estava dizendo, de tanto que eu chorava".

Ao fim do dia, todos foram para uma festa organizada por David e Dan. "Toda vez que era o último dia de alguém nós saíamos para jantar e ficar bêbados. E estava lá, com uma taça na mão, quando percebi que aquilo não estava me deixando mais feliz [risos]".

Nikolaj Coster-Waldau (Jaime)

Game of Thrones - Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau)  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Ao lembrar seu último dia, o ator entregou que sua última cena é, também, uma das últimas da série: "Foi perfeita. Não foi a cena final, final, mas era bem perto do fim, e foi gravada em uma locação linda".

Nikolaj acreditava estar vacinado contra as emoções da despedida, mas não se conteve.

Àquela altura, eu já tinha visto muitos colegas terminarem de gravar, então tinha visto muitas lágrimas, muitos discursos bonitos. Eu sabia o que esperar, e não esperava ficar emocionado. Mas não sei o que aconteceu. Acho que tive uma alergia ou caiu um cisco no meu olho [risos]. Foi maravilhoso.

A ocasião deixou o ator reflexivo. "Foram dez anos. Dez anos atrás, eu tinha filhos pequenos, e agora eu tenho uma filha de 18 anos com um namorado sério", brincou. "Foi um lindo dia".

John Bradley (Sam)

John Bradley é Sam em "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O ator, que teve em "Game of Thrones" seu primeiro trabalho na TV, ficou muito mexido com a sua última vez como Sam.

Quando eles dizem 'corta', você sabe que nunca mais vai fazê-lo de novo. Você tem a sensação de que ele está indo embora, como se você o estivesse abandonando. Todo ano eu voltava para ele, era como falar com um velho amigo. Agora, de repente, ele se foi e eu não posso mais entrar em contato com ele. É triste.

John acabou deixando escapar que não encerrou sua participação em Belfast, cidade da Irlanda do Norte onde ficam os estúdios em que a maior parte da série é gravada: "Eu encerrei em outro lugar, no mesmo dia que várias outras pessoas, então foi uma experiência compartilhada". E ele não se animou muito para a festa da noite. "Não sentia que havia nada para comemorar, não estava em um clima muito comemorativo".

Gemma Whelan (Yara)

Yara Greyjoy, irmã de Theon, volta a "Game of Thrones" para a sexta temporada - Divulgação/HBO - Divulgação/HBO
Imagem: Divulgação/HBO

Para Gemma, a última cena também foi um momento de emoção. "Foi muito emocionante", resumiu. "Todo mundo que terminava, não importava em que momento da temporada, recebia um presente, um discurso e uma rodada de aplausos. Nós todos recebemos um belíssimo momento final que marcava que nossa jornada terminava ali, e todo mundo se sentiu valorizado".

A primeira coisa que a atriz fez de sua despedida? Amamentar sua filha, que nasceu pouco antes do início das gravações da oitava temporada. "Eu alimentei a bebê e troquei umas fraldas", recordou.

Iain Glen (Jorah)

Iain Glen é Jorah em "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O ator não mediu palavras para definir seu estado emocional na despedida: "Eu estava chorando rios de lágrimas no meu último dia". Acontece que o último dia do fiel escudeiro de Daenerys não foi tão final assim.

Estava a caminho do aeroporto quando um dos produtores me ligou e disse que havia uma chance de eu ter que voltar para fazer uma cena na tela verde. Fiz isso e acabei voltando umas cinco vezes, sem brincadeira. Já estava pedindo um tempo.

"Era a última temporada para eles [Dan e David] também, então acho que inconscientemente eles também não queriam abrir mão", completou.

Joe Dempsie (Gendry)

Joe Dempsie é Gendry em "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Acha que passar três anos longe de "Game of Thrones" e só voltar para as duas últimas temporadas amenizaria o golpe da despedida? Pois Joe Dempsie achou - e acabou surpreendido.

"Desde o primeiro dia das filmagens, nós sabíamos que era a última [temporada], que ia acabar logo. Mas você não tem ideia de como vai reagir até que realmente acaba. Eu achei que ia ficar bem, porque fiquei fora por três anos, e porque era só um trabalho. 'Sim, estou totalmente tranquilo com isso', pensei. E eu geralmente fico bem até ver outra pessoa tentando não chorar... e então eu vi", relembrou o ator, aos risos.

Jacob Anderson (Verme Cinzento)

Jacob Anderson é o Verme Cinzento em "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A exaustão foi o que marcou o último dia de Jacob no set - mas não o impediu de se acabar de chorar.

O último dia foi muito agridoce. Foi uma filmagem longa. Então todos estavam esgotados a um nível que nunca haviam sentido antes. Então você se sente pronto para voltar para casa, mas ao mesmo eu chorei muito no meu último dia, e nunca achei que isso fosse acontecer. De repente, caiu a ficha de que eu não iria mais ver essas pessoas todo ano.

Hannah Murray (Gilly)

Samwell Tarly e Gilly em cena do quinto episódio da 7ª temporada de "Game of Thrones" - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Para a atriz, demorou até bater a sensação de que ela realmente havia encerrado sua participação em "Game of Thrones". "Disseram 'ok, acabou, mas você tem que fazer essas outras coisas'. Levou um tempo para eu parar e absorver que aquele havia sido o último momento".

"É muito emocionante e há um clima comemorativo, porque você sente muito orgulho de ter chegado tão longe e de ter meio que completado essa história, mas ao mesmo tempo é muito triste também", completou. "Eu tive que dizer adeus a muitas pessoas, e isso foi muito agridoce. Foi tudo muito emocionante".

*A repórter viajou a convite da HBO

Veja o trailer da oitava e última temporada de "Game of Thrones"

UOL Entretenimento