Frances McDormand conquista o Oscar de melhor atriz
Favorita na categoria de melhor atriz, Frances McDormand levantou a estatueta do Oscar por “Três Anúncios para um Crime”. Anteriormente, a norte-americana já tinha vencido o prêmio de melhor atriz por “Fargo: Uma Comédia de Erros”, na cerimônia de 1997. A estatueta de melhor ator foi para Gary Oldman, que faturou o prêmio pela primeira vez na carreira, pela sua performance como Winston Churchill em “O Destino de Uma Nação”.
Na produção dirigida e roteirizada por Martin McDonagh, a protagonista vive Mildred, uma mãe que coloca três outdoors convocando a polícia a desvendar o assassinato de sua filha adolescente.
"Estou hiperventilando um pouco, porque tenho algumas coisas para fazer", disse a atriz antes de pedir para que todas as mulheres que foram indicadas na cerimônia se levantassem.
Em um ano que o espaço e o tratamento dado para as mulheres em Hollywood foram amplamente debatidos, Frances McDormand fez o discurso mais impactante da noite.
"Olhem em volta, senhoras e senhores, porque todas nós temos histórias para contar e projetos que precisam ser financiados. Não falem conosco sobre isso nas festas de hoje à noite. Nos convidem para ir aos seus escritórios em alguns dias, ou vocês podem vir aos nossos escritórios. Eu tenho três palavras para deixar com vocês essa noite: cláusula de inclusão". Ela se referia à possibilidade que os atores têm de incluir em seus contratos uma cláusula exigindo que o elenco e a equipe de um filme tenham um mínimo de diversidade.
20 Comentários
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Compare o discurso do Gary Oldman com o dela.... É de dar pena o destempero, o descontrole.
Na reportagem, narra-se o acontecido, onde a vencedora do oscar trouxe uma mensagem de inclusão, com a vontade de tornar o mundo mais justo e igualitário, ao menos no meio onde ela vive. Nos comentários do uol, destila-se ódios e preconceitos. Pode demorar, mas o mundo caminha pra uma realidade melhor, apesar dos que se sentem ultrajados.