Topo

Marvel cancela capa alternativa de novo "Homem de Ferro" após críticas

Capa alternativa da Marvel para "Invincible Iron Man", que traz Riri Williams no posto do Homem de Ferro. Ela foi desenhada por J. Scott Campbell - Divulgação/Marvel
Capa alternativa da Marvel para "Invincible Iron Man", que traz Riri Williams no posto do Homem de Ferro. Ela foi desenhada por J. Scott Campbell Imagem: Divulgação/Marvel

Do UOL, em São Paulo

22/10/2016 11h04

Uma capa alternativa da nova edição do “Homem de Ferro”, que traz a jovem Riri Williams assumindo o posto de Tony Stark, foi cancelada pela Marvel na última sexta-feira (21). A ilustração do artista J. Scott Campbell, que trazia Riri de barriga de fora, foi alvo de críticas nas redes sociais por sexualizar a personagem, que tem 15 anos.

A capa havia sido feita exclusivamente para a Midtown Comics, uma loja de Nova York, em duas versões: uma com armadura, que continua à venda, e outra sem. A polêmica começou na última quinta, quando as imagens foram reveladas ao público e fãs acusaram Campbell de sexualizar a personagem.

No Twitter, foi lançada uma campanha com a hashtag #TeensThatLookLikeTeens (adolescentes que parecem adolescentes, em tradução livre), que motivou artistas a postarem desenhos em que Riri aparentava ser mais jovem. Sites americanos especializados em cultura pop também criticaram a ilustração. Um deles, o Mary Sue, publicou um texto sobre o caso com o título “Querida Marvel, pare de sexualizar meninas adolescentes como Riri Williams. Com amor, todo mundo”.

Na sexta, a capa foi oficialmente cancelada. Representantes da Marvel e da Midtown disseram aos sites Vulture e HitFix que a retirada dela foi uma decisão tomada em conjunto.

No Twitter, Campbell disse que não tinha a intenção de tornar a personagem “sexy”. “Talvez depois desse feedback eu teria desenhado a Riri mais nova, mas posso garantir para vocês que ‘sexy’ não era o que eu queria”.

“A decisão de hoje foi infeliz. Simplesmente tentei desenhar uma mulher jovem, atrevida e que está chegando à maioridade. Mas eu não culpo a Midtown ou a Marvel. E eu aprecio muito o apoio que recebi após essa falsa polêmica”, completou.