Topo

Exposição de Arnaldo Baptista terá pinturas e até bilhete de Kurt Cobain

Roseane Aguirra

Do UOL, em São Paulo

12/05/2016 13h37

A partir deste sábado (14), a Caixa Cultural São Paulo apresenta obras do ex-mutante Arnaldo Dias Baptista na exposição individual "Transmigração". Com curadoria de Márcio Harum, a mostra exibe pinturas e objetos pessoais, como fotos, livros e até um bilhete de Kurt Cobain e Bill Bartell, escrito em 1993.

Documentos e itens pessoais nunca antes exibidos oferecem uma visão de Baptista como multiartista. "Tem muitas coisas de mim que às vezes passam despercebidas, coisas antigas, mais modernas...", contou o músico em entrevista ao UOL.

Bilhete de Kurt Cobain e Bill Bartell, escrito em 1993, também está na exposição - Roseane Aguirra/UOL - Roseane Aguirra/UOL
Bilhete de Kurt Cobain e Bill Bartell, escrito em 1993, também estará na exposição
Imagem: Roseane Aguirra/UOL
A homenagem traz jaquetas, textos manuscritos, alguns trajes da história dos Mutantes, objetivos pessoais de seu universo musical, convites de shows, camisetas, cartões-postais cheios de glitter e uma série fotográfica inédita de Leila Lisboa Sznelwar, feita nos anos 1970.

Nas telas, o público poderá ver não apenas desenhos, mas também palavras e frases. "Muitas vezes, a palavra escrita comunica mais que o quadro em si", diz Arnaldo. Para o curador, a técnica representa "a justaposição da produção artística e musical em um mesmo corpo, em um mesmo artista".

"A gente pode perceber que a produção artística dele surge em um momento seguinte à musical. Mas eu escutei uma gravação de rádio, de 1977 ou 1978, em que ele está falando de música, mas também começa a falar que está comprando novas tintas, descobrindo pigmentos importados e se dedicando à pintura", conta Harum.

Arte, música e palavra também se juntam no nome da exposição, "Transmigração", que surgiu de uma composição de sua mãe, a pianista Clarisse Leite Dias Baptista. "Transmigração dá o significado também de renascer em vida, sem precisar ter morrido, de algo que não poderia ficar estático, transmigrado em algo mais", diz Harum.

"Transmigração" traz desenhos, pinturas e colagens - Divulgação - Divulgação
"Transmigração" traz desenhos, pinturas e colagens
Imagem: Divulgação

Completam a exposição discos solo de Arnaldo, que poderão ser ouvidos em estações sonoras, e um vídeo em loop.

Antes de "Transmigração", São Paulo já recebeu duas exposições individuais de Arnaldo, "Lentes Magnéticas" (2012) e "Exorealismo" (2014), na Galeria Emma Thomas.

Na abertura, o curador Márcio Harum faz uma visita guiada com o público interessado a partir das 11h deste sábado. No dia 18 de junho, às 15h, a Caixa promove outa visita guiada com o lançamento do catálogo da mostra. No mesmo dia, às 15h30, o curador e as galeristas Flaviana Bernardo e Juliana Freire recebem o público para um bate-papo na Galeria Emma Thomas.

A mostra fica em cartaz até dia 17 de julho, com entrada gratuita.

Serviço

Exposição "Transmigração", individual de Arnaldo Dias Baptista
Quando: De 14 de maio de 2016 a 17 de julho de 2016 (terça-feira a domingo), das 9h às 19h
Onde: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111, centro, São Paulo
Quanto: Gratuito
Mais informações: (11) 3321-4400