Exposição de Arnaldo Baptista terá pinturas e até bilhete de Kurt Cobain
A partir deste sábado (14), a Caixa Cultural São Paulo apresenta obras do ex-mutante Arnaldo Dias Baptista na exposição individual "Transmigração". Com curadoria de Márcio Harum, a mostra exibe pinturas e objetos pessoais, como fotos, livros e até um bilhete de Kurt Cobain e Bill Bartell, escrito em 1993.
Documentos e itens pessoais nunca antes exibidos oferecem uma visão de Baptista como multiartista. "Tem muitas coisas de mim que às vezes passam despercebidas, coisas antigas, mais modernas...", contou o músico em entrevista ao UOL.

Nas telas, o público poderá ver não apenas desenhos, mas também palavras e frases. "Muitas vezes, a palavra escrita comunica mais que o quadro em si", diz Arnaldo. Para o curador, a técnica representa "a justaposição da produção artística e musical em um mesmo corpo, em um mesmo artista".
"A gente pode perceber que a produção artística dele surge em um momento seguinte à musical. Mas eu escutei uma gravação de rádio, de 1977 ou 1978, em que ele está falando de música, mas também começa a falar que está comprando novas tintas, descobrindo pigmentos importados e se dedicando à pintura", conta Harum.
Arte, música e palavra também se juntam no nome da exposição, "Transmigração", que surgiu de uma composição de sua mãe, a pianista Clarisse Leite Dias Baptista. "Transmigração dá o significado também de renascer em vida, sem precisar ter morrido, de algo que não poderia ficar estático, transmigrado em algo mais", diz Harum.

Completam a exposição discos solo de Arnaldo, que poderão ser ouvidos em estações sonoras, e um vídeo em loop.
Antes de "Transmigração", São Paulo já recebeu duas exposições individuais de Arnaldo, "Lentes Magnéticas" (2012) e "Exorealismo" (2014), na Galeria Emma Thomas.
Na abertura, o curador Márcio Harum faz uma visita guiada com o público interessado a partir das 11h deste sábado. No dia 18 de junho, às 15h, a Caixa promove outa visita guiada com o lançamento do catálogo da mostra. No mesmo dia, às 15h30, o curador e as galeristas Flaviana Bernardo e Juliana Freire recebem o público para um bate-papo na Galeria Emma Thomas.
A mostra fica em cartaz até dia 17 de julho, com entrada gratuita.
Serviço
Exposição "Transmigração", individual de Arnaldo Dias Baptista
Quando: De 14 de maio de 2016 a 17 de julho de 2016 (terça-feira a domingo), das 9h às 19h
Onde: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111, centro, São Paulo
Quanto: Gratuito
Mais informações: (11) 3321-4400
3 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Espero que a Virada Cultural faça uma homenagem ao Arnaldo Baptista.
Tinha boas músicas este AMADO BATISTA. A que eu mais gostava era aquela que falava da moça que morreu na sala de cirurgia na hora do parto. "No Hospital, na sala de cirurgia, pela vidraça eu via voce sofrendo a sorrir....e por ahi vai" Grande AMADO BATISTA,,,,,,,,,,,,,,,,