Topo

Exposição no MIS, em SP, destaca genialidade criativa de Tim Burton

Roseane Aguirra

Do UOL, em São Paulo

03/02/2016 19h09

Dedicada ao cineasta norte-americano Tim Burton, a exposição "O Mundo de Tim Burton" estreia nesta quarta-feira (3), no MIS (Museu da Imagem e do Som), explorando, principalmente, a genialidade de seu processo criativo. Com mais de 500 itens, entre desenhos feitos a lápis ou caneta, aquarelas e storyboards, a mostra é um verdadeiro parque de diversões para os cinéfilos.

Segundo André Sturm, diretor do museu, os sete meses de montagem renderam uma mostra única, com cenografia adaptada ao ambiente do MIS, que "permite a imersão no universo muito particular de Tim Burton". O cineasta é o responsável por sucessos das telonas como "Alice no País das Maravilhas", "Edward Mãos de Tesoura", "O Estranho Mundo de Jack", "Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem", entre outros.

Com o intuito de "invadir" seu cérebro e investigar seu processo criativo, a mostra é dividida em alas - como Humor, Terror, Felicidade, Angústia/Melancolia, Encantamento e Filmografia.

O percurso começa no 2º andar, no espaço do humor. Lá os visitantes podem conferir desenhos que traduzem cenas engraçadas, como um homem despindo uma mulher com os olhos, que saltam e abrem o zíper do vestido da mulher; uma menina vendo monstros sair da boca de um homem com mau hálito; e até um homem "descansando" os olhos, que saltam ao chão. 

Para Tim Burton o humor está aliado ao terror, por isso, logo ao lado vemos desenhos mais assustadores, que lembram os personagens de filmes como "A Noiva Cadáver" e "Os Fantasmas Se Divertem".

Um grande escorregador dá acesso à ala Felicidade, no 1º andar. Mas quem não quiser escorregar até lá, pode descer de escadas.

No térreo, um grande boneco inflável do Menino Balão recepciona os visitantes e conta com uma projeção de video mapping, exclusivo desta montagem. A seção também traz esculturas e fotos ampliadas de séries de temas de alguns filmes, como o deserto de "Marte Ataca!" e a costura de "Blue Girl".

O conflito entre infância e vida adulta/imaginação e ceticismo - presente em filmes como "A Noiva Cadáver" e "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas" - também dá as caras nesta seção.

Em Encantamento, a exposição aborda os "heróis" da infância de Tim Burton e influências de sua formação, como os filmes japoneses de monstros, o cinema expressionista e alguns nomes como George Meliès e e Vincent Price. 

Na ala Filmografia, o público pode conferir itens pensados para as telas de cinema como storyboards, bonecos e até esculturas dos personagens Umpa Lumpas, de "A Fantástica Fábrica de Chocolates". 

Na saída, uma pequena sala foi montada para exibir alguns curtas do diretor. Mas vai parecer pouco. Quem visita sai com vontade de rever todos os seus filmes.

5 itens para não deixar de ver:

- A carta manuscrita de Tim Burton para Johnny Depp, dando uma sugestão de fala para "A Fantástica Fábrica de Chocolate". A frase, que teria entrado depois, é: "Tudo nessa sala é comestível. Até eu sou comestível, mas isso se chama canibalismo".

- A carta de Tim para a Disney oferecendo um livro feito por ele, em 1976. Logo ao lado, está a resposta da Disney o encorajando a continuar e dizendo que o livro é ótimo para um estudante do ensino médio.

- A escultura do Menino Robô, na ala da Angústia/Melancolia, que acende os olhos e abre a cabeça de tempos em tempos.

- As telas (aparentemente) apenas brancas, mas que revelam um vídeo diferente em cada uma ao assistir através de placas que estão dispostas ao lado. 

- O diorama sobre "O Mundo do Menino Mancha" que pode ser visto através da janela de uma casa, na ala da Filmografia, e revela paredes cobertas de "sangue" e um cadáver ao fundo.

A mostra fica em cartaz até dia 15 de maio de 2016. Para mais informações sobre lotes de ingressos, acesse www.mis-sp.org.br.

Serviço
O MUNDO DE TIM BURTON
Quando: Abertura da exposição: 3 de fevereiro de 2016 (quarta-feira), das 18h às 21h. Em cartaz até 15 de maio.
Onde: MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa
Vendas: Lotes pelo site Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br/timburton
Quanto:  R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) - Até 4 ingressos por CPF
Mais informações: (11) 2117 4777 e www.mis-sp.org.br