Rosto de Dilma em memes foi inspirado em Obama e propaganda soviética
Quem acompanhou pelas redes sociais as últimas semanas da campanha para a eleição presidencial não teve como escapar de uma imagem, que acabou se tornando símbolo da vitória de Dilma Roussef: uma ilustração colorida da presidente ainda jovem, usando óculos de armação grossa, em variações que iam da caracterização como a pintora Frida Kahlo a boné e óculos escuros, em referência a atos na periferia, passando até pelo uso de camisas de time de futebol.
A imagem chegou a camisetas e memes e adquiriu status próximo ao do simbólico retrato de Che Guevara feito por Alberto Korda e ao cartaz que trazia Barack Obama com a palavra "hope" (esperança).
Muita gente curtiu e compartilhou, sem saber que a ilustração foi feita a partir de uma foto 3x4 de Dilma aos 22 anos, tirada para a ficha de identificação do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), quanto a então estudante foi presa por subversão, em 1970.
A foto veio à tona em abril de 2009, em reportagem da Folha de S.Paulo, em uma ficha supostamente produzida pelo Dops, mas cuja autenticidade não foi comprovada à época. A imagem ressurgiu em agosto de 2010, entre documentos obtidos pela revista “Época”, que estampou na capa a fotografia 3x4 da então candidata à presidência.
Para acompanhar a reportagem, o diretor de arte da revista encomendou a Sattu Rodrigues uma ilustração baseada na foto, no estilo do trabalho do artista americano Shepard Fairey, que se inspira em cartazes de propaganda soviéticos e ficou conhecido pela ilustração usada na campanha de Obama.
“Foi um trabalho encomendado com um briefing”, contou Sattu ao UOL, por e-mail. “Recebi como sugestão de referência do diretor de arte, Marcos Marques, o Shepard. Mas busquei outras referências de pôsteres de propaganda antigos para servir de orientação”.
Mineiro de Itaipé, o ilustrador começou sua carreira em Belo Horizonte e mais tarde passou a colaborar com revistas da Editora Abril, como “Aventuras na História” e “Superinteressante”, desenvolvendo um estilo de traços realistas. Em 2011, um trabalho seu, feito para uma campanha publicitária da revista “Meio e Mensagem”, foi escolhido para publicação no 53º Anuário de Ilustração da Society of Illlustrators e exposto no Museum of American Illustration, em Nova York.
O ilustrador conta que o mais difícil na imagem de Dilma foi chegar a um traço que funcionasse bem. “O mais difícil nesse trabalho foi achar as formas do rosto com um traço tão simplificado. Até porque a foto de referência não era conhecida por quase ninguém. Mas tinha que ser reconhecível o rosto da Dilma dessa época na ilustração”.
Sattu acredita que sua ilustração foi a primeira a retratar Dilma Rousseff com este estilo. “Não tinha, na época, nenhuma outra ilustração da Dilma com esse traço. Pelo menos eu não conheço”, afirmou.
Caiu na rede
Quatro anos depois da publicação, a imagem criada por Sattu reapareceu em memes durante a campanha para a reeleição de Dilma Rousseff. Uma versão semelhante, mas não idêntica, também foi usada oficialmente na campanha comandada pelo marqueteiro João Santana, que a associou ao slogan “Coração Valente”.
É esta versão oficial que mais foi compartilhada nas redes sociais e também serviu de cenário para diversos eventos com a presença da presidente, além de aparecer no videoclipe do jingle da campanha e em camisetas de líderes do PT, como Lula e Rui Falcão, presidente da legenda, que usava uma camiseta com a imagem durante o discurso da vitória de Dilma, no último domingo (26).
Entre as semelhanças da imagem usada na campanha com a ilustração criada por Sattu está uma sombra no pescoço, que não existia na fotografia original e foi acrescentada pelo artista.
“Era uma foto 3x4 muito antiga. Se fosse seguir exatamente luz e sombra do retrato, não ia ficar bonito. Então, fiz uma sombra lateral, que deu mais graça à ilustração”, explica Sattu.
Apesar de não ter sido consultado sobre o uso da imagem, ele acredita que a ilustração usada na campanha de Dilma é uma versão de seu trabalho, e se diz ao mesmo tempo satisfeito com a repercussão, mas aborrecido pelo uso não-autorizado.
“Sobre a repercussão da ilustração, claro que isso é satisfatório ao trabalho artístico, milhares de pessoas vendo seu trabalho. No entanto, perceber que sua ilustração, e as variações feitas em cima dela, e não da foto, foram utilizadas com fins comerciais de publicidade partidária, sem qualquer autorização ou crédito, é algo que me deixa bastante aborrecido”, conta.
Para avaliar se houve violação de direitos autorais, Sattu passou o caso ao escritório Lourival J. Santos Advogados. Ao UOL, Santos afirmou que ele e sua equipe estão analisando a questão e só então vão decidir se cabe alguma providência legal.
A reportagem do UOL tentou, sem sucesso, entrar em contato com a equipe da campanha de Dilma Rousseff, para que se posicionasse sobre a questão.
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