Quadrinistas europeus lembram trajetória de Senna do kart à morte em Ímola
A HQ "Ayrton Senna: A Trajetória de um Mito" (editora Nemo) relembra a trajetória do piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1 da infância treinando kart em Interlagos até sua morte há vinte anos no circuito de Ímola, na Itália.
O traço dos belgas Christian Papazoglakis e Robert Paquet é detalhado, recriando de forma precisa personagens da história da F1, detalhes das pistas famosas e, claro, as belas máquinas de corrida. O roteiro, assinado pelo jornalista francês especializado em esportes automotivos Lionel Froissart, é dividido em episódios marcantes repletos de flashbacks, contando como quando Senna se tornou "o mago das chuvas" e o clã de brasileiros corredores iniciado por Emerson Fittipaldi.
A HQ apresenta momentos pivotais, como o encontro e amizade com Fittipaldi, a rivalidade com o companheiro de McLaren (e depois rival da Ferrari) Alain Prost, a primeira vitória em Interlagos, o tricampeonato mundial vencido no Japão. "Ayrton Senna: A Trajetória de um Mito" também mostra o começo da inimizade com Nelson Piquet já nos anos 1980, assim como a amizade com pilotos como Chico Serra, Mauricio Gugelmin e a tutelagem a Rubens Barrichello.
"Ayrton Senna: A Trajetória de um Mito" é claramente um obra de fãs para fãs - feita em parceria com o instituto Ayrton Senna - a HQ passa em grande parte longe das polêmicas em torno do piloto brasileiro. Ela mostra, no entanto, como sua agressividade nas ultrapassagens de Senna incomodava os demais corredores, como com a famosa batida em Prost em alta velocidade em 1990 no GP do Japão. A história também é bem curta (com 48 páginas), mas para que busca um lembrança do ídolo, é difícil não recomendar a obra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.