Topo

Foi ilustrador 'old school', de realismo e expressão, diz Laerte sobre Leão

Laerte no curta-metragem "Vestido de Laerte", de Claudia Priscilla e Pedro Marques - Divulgação
Laerte no curta-metragem "Vestido de Laerte", de Claudia Priscilla e Pedro Marques Imagem: Divulgação

Do UOL, de São Paulo

11/03/2014 18h12

A morte do ilustrador Jayme Leão, nesta segunda (10), mexeu com o mundo das artes gráficas. Com passagens pelos principais veículos de mídia impressa do Brasil e um dos fundadores da imprensa independente durante o regime militar, o autor de várias capas da Coleção Vagalume rendeu homenagem do cartunista Laerte, parceiro de geração e de arte politizada.

Leia abaixo o texto enviado à jornalista Lídice Leão, filha de Jayme, obtido com exclusividade pelo UOL.

"Jayme Leão foi ilustrador, tipo old school, do tipo que desenhava 'bem feito', com realismo e expressão. Trabalhou bastante na publicidade, num tempo em que um ilustrador como ele tinha (bom) lugar nesse mercado.

Era um moço de esquerda, e desenhou pra quase todos os periódicos da época, muitas vezes de graça. Na época, se esboçava uma divisão na esquerda, na qual eu fazia parte da ala 'conservadora', vamos dizer: era do PCB.

Jayme não sei se era de algum grupo ou partido específico - acho que participava de vários. Uma vez assassinaram um metalúrgico chamado Santo Dias e eu fiz um poema de tipo cordel, homenageando-o.

Santo era das 'oposições', portanto identificado com o pessoal mais à esquerda do PCB. De certo modo meu poema tentava estabelecer pontes entre as várias militâncias.

Pedi uma das ilustrações pra ele, que fez um trabalho bem legal. Fora isso, fez capa para a revista Circo, de que eu fazia parte… Acho que ninguém cobriu uma mancha maior que ele, em matéria de número de publicações."

Veja trecho do documentário "Resistir é Preciso", com entrevistas de Jayme Leão, Ary Normanha e Laerte