Topo

Aos 93 anos, ex-vedete Virgínia Lane morre em Volta Redonda, no RJ

Do UOL, em São Paulo

10/02/2014 18h47Atualizada em 11/02/2014 11h36

A ex-vedete Virgínia Lane morreu nesta segunda-feira (10) aos 93 anos em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. De acordo com o Hospital São Camilo da região, a atriz teve falência múltipla de órgãos. 

Virgínia foi internada no dia 2 de fevereiro com infecção urinária. Ainda segundo informações do hospital, o estado de saúde dela piorou no último dia 6. 

O velório acontecerá em duas partes, sendo a primeira nesta segunda na Câmara Municipal de Piraí. Já na manhã desta terça-feira, o corpo seguirá para o Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano.

Logo após o velório, o enterro acontecerá Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária.

Carreira

Virgínia Lane nasceu em 1920, no Rio de Janeiro. Com 15 anos, ela já estava no teatro, no Cassino da Urca. Ao fazer 18 anos, ela atuava no cinema. No total, ela fez 37 filmes e dezenas de peças de teatro.

Como cantora, Virgínia lançou seu primeiro disco pela Continental em 1946 com a marcha "Maria Rosa" e o samba "Amei Demais". Em 1948, ela apareceu como vedete na revista "Um Milhão de Mulheres", no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. A partir daí, teve a marca vedete registrada pelo presidente Getúlio Vargas ao 34 anos - momento em que estourou com a música "Sassaricando". Ele deu a Lane o título de "A Vedete do Brasil". De acordo com entrevistas dada por ela na época, ela e o ex-presidente tiveram um relacionamento de dez anos.

A atriz foi pioneira ao levar o Teatro de Revista para a televisão no programa Espetáculos Tonelux, na TV Tupi carioca.

Já no cinema, Virgínia participou de filmes como Laranja da China (1940), de Ruy Costa, e Carnaval no Fogo (1949), de Watson Macedo. Participou também de várias comédias carnavalescas cantando seus sucessos e contracenando com Oscarito, Grande Otelo e Zé Trindade.

Em 1951, protagonizou o primeiro nu (não frontal) no cinema nacional no longa "Anjo do Lôdo", adaptação de "Lucíola", de José de Alencar. 

Recentemente, Virgínia também participou de novelas na Rede Globo. Em 2005, ela fez parte do elenco de "Belíssima" ao lado de outras vedetes como: Carmem Verônica, Íris Bruzzi, Ester Tarcitano, Lady Hilda, Teresa Costello, Dorinha Duval, Anilza Leoni, Rosinda Rosa, Lia Mara, entre outras.

Em 2007, ela fez uma participação especial em "Sete Pecados" como Corina.

Assista Virgínia Lane cantando "Barracão de Zinco" no filme "É Fogo Na Roupa"