Topo

"Pai" do Zé Carioca, ilustrador Renato Canini morre aos 77 anos

O ilustrador Renato Canini em imagem de 2006 - Fernando Ramos/Agência RBS
O ilustrador Renato Canini em imagem de 2006 Imagem: Fernando Ramos/Agência RBS

Do UOL, em São Paulo

31/10/2013 03h38

O desenhista gaúcho Renato Canini, conhecido no Brasil por seu trabalho à frente da HQ do Zé Carioca, morreu aos 77 anos em Pelotas (RS) vítima de um mal súbito ainda não identificado, informou na noite desta quarta-feira (30) o Diário Popular de Pelotas.

De acordo com a publicação, Canini será enterrado nesta quinta-feira (31) às 16h, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, Capela B, em Pelotas.

Famoso por "abrasileirar" Zé Carioca, o ilustrador tirou o charuto, gravata e terno do personagem de Walt Disney na versão americana e o desenhou de camiseta enquanto trabalhou para a editora Abril. Em entrevista para o Blog do Orlando neste ano, o artista, que criou uma das imagens mais emblemáticas do malandro carioca, revelou que nunca visitara o Rio de Janeiro.

Dono de um traço bastante livre, Canini contou na ocasião que penou quando teve de se adaptar ao padrão rígido dos desenhos dos personagens Disney na época. "Era aquela disciplina. Tinha que ter cinco barbelinhas de um lado, cinco de outro, tinha que ficar contando", lembra, referindo-se ao famoso papagaio criado por Walt Disney e sua equipe no início da década de 1940 após uma viagem ao Brasil, da qual resultado o desenho "Alô, Amigos".

  • Reprodução

    Zé Carioca em painel da HQ "Churrasco Bom Pra Cachorro", de Renato Canini