Topo

Designer de Curitiba imagina como seriam famosos na máscara de Batman

Charlie Sheen é um dos atores imaginados na máscara de Batman - Reprodução
Charlie Sheen é um dos atores imaginados na máscara de Batman Imagem: Reprodução

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

11/12/2012 16h27

Artista de Curitiba, Billy Mariano --também conhecido como Butcher Billy-- é um aficcionado por cultura pop, e também por subverter seus principais personagens. Em uma de suas últimas séries de montagens, "We Are Batman - Can A Hero Really Be Anyone?" (Nós Somos Batman - Pode Qualquer Um Ser um Herói?), o artista digital imagina como seriam personalidades famosas na máscara do cavaleiro das trevas.

Fã de quadrinhos da Marvel e do cineasta Stanley Kubrick, Billy acredita ter como um de seus maiores feitos conseguir apertar a mão de Bruce Willis em uma convenção de cultura pop na Inglaterra. Ao UOL, o designer explicou como cria as séries.

"Decidi fazer esses projetos quando percebi que escolhi a minha carreira como designer justamente pensando na cultura pop. Os projetos são uma forma de dar vazão a todas essas referências que eu tenho a vida toda, mas sempre adicionando um toque de subversão", comenta.

Quanto ao Batman, seu herói favorito, ele explica que resolveu se divertir colocando celebridades que gosta e que seriam "altamente improváveis de ser o Batman no cinema" na máscara do morcego. "Misturei aqueles mais batidos da cultura pop vintage, como Elvis e Marylin e alguns artistas atuais como a Rihanna."

Formado há dez anos, Billy conta que a repercussão de suas montagens já o fez ganhar fama internacional --nesta semana o artista terá uma de suas séries publicadas no tabloide "Daily Mail"-- e também alguns inimigos virtuais, que o criticam por ter tranformado Alex do "Laranja Mecânica" em um personagem infantil, e por ter colocado um coraçãozinho na mão do ex-baixista do Sex Pistols, Sid Vicious.

Para Billy, seu trabalho é inspirado nas "manifestações das nossas próprias fantasias interiores e do desejo de que a nossa vida seja algo além do que realmente é."