Topo

"Espero ficar aqui até a velha guarda", diz Juliana Alves, nova rainha de bateria da Unidos da Tijuca

A atriz Juliana Alves foi anunciada como a nova rainha da bateria da escola de samba carioca Unidos da Tijuca (24/10/12). O evento aconteceu na Cidade do Samba, centro do Rio - Foto Rio News
A atriz Juliana Alves foi anunciada como a nova rainha da bateria da escola de samba carioca Unidos da Tijuca (24/10/12). O evento aconteceu na Cidade do Samba, centro do Rio Imagem: Foto Rio News

Renato Damião

Do UOL, no Rio

24/10/2012 17h45Atualizada em 24/10/2012 19h46

Juliana Alves, 30, foi apresentada na tarde desta quarta (24) como a nova rainha de bateria da Unidos da Tijuca, sucedendo Gracyanne Barbosa e Adriane Galisteu no posto à frente dos ritmistas. A atriz, que começou sua carreira na TV no "Big Brother Brasil", em 2003, declarou ao UOL que espera ficar na agremiação até fazer parte da velha guarda.

"Me senti muito abraçada pela escola e estou muito honrada. Quando desfilei pela primeira vez  na escola, em 2001, algo me dizia que eu iria voltar. Estou me sentindo em casa", disse a atriz, que já morou no bairro da Tijuca quando jovem. Seu último trabalho na Globo foi na novela "Cheias de Charme", no papel da cozinheira Dinha.

A apresentação foi realizada no barracão da escola na Cidade do Samba, zona portuária do Rio, e acompanhada pela diretoria da Unidos da Tijuca, o presidente Fernando Horta, o carnavalesco Paulo Barros, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Marquinhos e Giovanna e o intérprete Bruno Ribas.

Para o presidente da Unidos, Juliana representa "a cara da escola". "A Tijuca é uma escola da família e ela há muito tempo frequenta a escola. Espero que esse casamento dela com a agremiação seja duradouro", disse Fernando Horta.

O dirigente também desmistificou a possível "compra" do posto de rainha. "Aqui só exigimos carinho e presença. Aqui não existe isso de comprar posto de rainha. Aqui ninguém paga nada, a Galisteu também nunca pagou", garantiu ele ressaltando que os boatos de que Galisteu havia pago fantasias da ala mirim também são mentirosos.

Em 2013, a agremiação amarelo e azul desfilará o enredo "Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem a Alemanha encantada", assinado pelo carnavalesco Paulo Barros, já premiado pelos enredos “É Segredo!” (2010) e "O Dia em que Toda a Realeza Desembarcou na Avenida para Coroar o Rei Luiz do Sertão" (2012).

"Me inspiro nas passistas", diz Juliana Alves

Há pelo menos dois meses Juliana Alves já sabia que seria a nova rainha de bateria da Tijuca, contudo a atriz fez questão de guardar segredo, até mesmo dos integrantes da escola. "A primeira pessoa para quem contei foi meu namorado [o ator Guilherme Duarte], depois contei para minha mãe. Foi dífícil guardar esse segredo, era como não poder contar que marcou a data do casamento", comparou ela.

Juliana já havia recebido convites de outras escolas para ser rainha da bateria, mas sempre recusou. "Sempre disse que para ocupar um posto tão importante só poderia ser no Salgueiro, na Vila Isabel ou na Tijuca que são escolas que sempre frequentei", disse ela. Há três anos afastada do Carnaval, ela contou que não via a hora de retornar à avenida e que as passistas são suas grandes inspirações.

"Não miro muito nas rainhas das baterias, gosto mesmo de olhar as passistas. É impossível não ficar de boca aberto olhando o samba no pé que elas têm", explicou Juliana que adiantou que já começou a intensificar os exercícios para dar conta dos ritmos dos ensaios. "Antes eu malhava três vezes por semana, agora meu personal trainer disse que preciso malhar todos os dias", frisou.

Sambar, Juliana garantiu que não será problema. "Tenho afinidade com o samba, sempre frequentei rodas de samba e ensaios na rua", relembrou. Sobre a fantasia, a atriz ainda não sabe como será, mas só exigiu que não tenha o famigerado tapa-sexo. "Acho tapa-sexo um horror, não é necessário", opinou aos risos e mostrou não ter problemas em deixar o corpo em evidência.

"Esse é um dos menores problemas. O importante é eu fazer um bonito trabalho à frente da bateria, representar a escola, não atrapalhar a evolução. Carnaval é um trabalho de um ano que envolve muitas pessoas, não podemos entrar na avenida achando que é só uma brincadeira", pontuou Juliana que prometeu participar de todos os ensaios.

"Estou longe da televisão, poderei me dedicar bastante, já avisei aos diretores que estou disponível para o que a escola precisar", finalizou Juliana.