Topo

Gaviões da Fiel lança enredo para Carnaval 2013 durante evento em SP

Tatiane Minerato, a rainha da bateria da Gaviões da Fiel (25/9/12) - Leonardo Vinícius
Tatiane Minerato, a rainha da bateria da Gaviões da Fiel (25/9/12) Imagem: Leonardo Vinícius

Do UOL, em São Paulo

25/09/2012 23h51

A escola de samba Gaviões da Fiel lançou nesta terça-feira (25) o enredo para o Carnaval 2013, durante coquetel realizado na zona oeste da capital paulista, para cerca de 300 convidados. O tema do desfile do próximo ano é "ser Fiel é a alma do negócio". O desfile vai abordar a história e o desenvolvimento da publicidade no Brasil. Max Lopes, o novo carnavalesco da escola, declarou:  "Nos carnavais que eu fazia no Rio, o foco era a comunidade. Já a Gaviões é algo nacional, quase como uma marca".

Nas palavras do carnavalesco, a justificativa para a escolha está na "paixão que a escola presta em seus admiradores. hoje tudo é publicidade, mas no caso da gaviões até mesmo a paixão é outra". Lopes, recém-chegado à escola, diz que vai para o seu 35º Carnaval , o primeiro em São Paulo. No currículo, o profissional traz passagens por escolas cariocas como Mangueira, Viradouro, Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio. A apresentação da escola em 2013 está marcada para o dia 9 de fevereiro. A agremiação será a segunda a desfilar na noite. 

Tatiane Minerato, rainha da bateria há 5 anos e integrante da escola há 15, disse que sempre malha, mas já começou a voltar aos ensaios, e está se preparando para o ritmo do ano que vem. A bateria deste ano vai contar com vestimentas de época, e talvez a fantasia dela tenha alguma ligação com a bateria.

Max contou ainda que precisou declinar um convite da Mangueira para estar com a Gaviões da Fiel. "A recepção que tive é algo que nunca tinha visto", afirma. "O sentimento que não chega a ser maior ou menor do que em outras escolas, mas é diferente", completou. 

Salgadinho também compareceu ao evento e falou um pouco sobre seu novo álbum, "Simplesmente Salgadinho", que será lançado em 17 de outubro. "Estou muito contente com o crescimento da torcida e da escola de samba" disse ele, que também afirmou achar interessante que o tema do enredo desse ano seja publicidade. 

De acordo com a escola, a primeira grande "ação publicitária" no país foi o grito de "terra à vista" proferido durante a expedição de Pedro Álvares Cabral ao local que seria conhecido como Brasil a partir de 1.500. A frase, segundo a agremiação, teria despertado o interesse da Europa pela região.