Topo

Exposição que reúne objetos de cena e figurinos de filmes de Stanley Kubrick vem a SP em 2013

Manequim original do filme "Laranja Mecânica" em exposição do cineasta Stanley Kubrick em Amsterdã - James Cimino/UOL
Manequim original do filme "Laranja Mecânica" em exposição do cineasta Stanley Kubrick em Amsterdã Imagem: James Cimino/UOL

James Cimino

Do UOL, em Amsterdã

30/08/2012 06h20

Uma exposição com figurinos, cenários, adereços, câmeras, roteiros e diversos objetos usados pelo diretor Stanley Kubrick (1928 - 1999) em filmes como “Laranja Mecânica” (1971), “2001 -  Uma Odisseia no Espaço” (1968), “O Iluminado” (1980) e “Spartacus” (1960) deve chegar ao Brasil em 2013. A exibição será no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo, e está programada para começar em outubro do ano que vem, logo após uma temporada em Los Angeles (EUA).

Organizada pelo Museu Alemão do Cinema (Deutsches Filmmuseum), pela viúva do cineasta, Christiane Kubrick, e pelo Arquivo Stanley Kubrick da Universidade de Artes de Londres, a exposição já passou por Frankfurt, Berlim, Paris e agora está em Amsterdã, no Eye Filmmuseum, onde a reportagem do UOL teve oportunidade de visitar a icônica coleção.

Dividida em espaços dedicados a cada um dos filmes do cineasta (exceto seu primeiro longa, “Fear and Desire”, de 1953, que Kubrick pediu em vida que nunca fosse exibido), a mostra abre com uma coleção de fotos do diretor no período em que foi repórter fotográfico da “Look Magazine”, na década de 1940.

Em seguida, o visitante é levado a instalações que o conduzem à atmosfera envolvente de cada uma das produções. O primeiro impacto acontece no espaço dedicado ao filme “Spartacus”, protagonizado por Kirk Douglas. Enquanto são projetadas as principais cenas do épico, é possível ver, sem qualquer proteção, os figurinos usados pelo ator Lawrence Olivier no filme, além de story boards, roteiros do filme e agendas de gravações.

As peças de “Spartacus”, no entanto, tornam-se menos impactantes quando se entra nas salas subsequentes. Lá estão os figurinos do homem pré-histórico e do astronauta de “2001” (assim como a maquete original da nave); as estátuas das mulheres nuas da leiteria Korova e o figurino de Malcolm McDowell em “Laranja Mecânica”; os vestidos das gêmeas mortas, a máquina de escrever e os machados usados por Jack Nicholson em “O Iluminado”; as máscaras usadas na orgia em “De Olhos Bem Fechados”; e até o material usado na pesquisa para o filme que Kubrick nunca realizou: “Napoleão”.

Quem não quiser esperar até o ano que vem, a exposição fica em cartaz no Eye Filmmuseum, localizado aos fundos da estação central de Amsterdã, até 9 de setembro. A entrada custa 12 euros. De outubro de 2012 a junho de 2013, antes de vir a São Paulo, estará no Lacma (Museu de Arte do Condado de Los Angeles).