Topo

Artista britânico, Antony Gormley espalha 31 "suicidas" em topos de prédios de SP

O artista inglês Antony Gormley participa da abertura da exposição "Corpos Presentes", no CCBB - Brazil Photo Press
O artista inglês Antony Gormley participa da abertura da exposição "Corpos Presentes", no CCBB Imagem: Brazil Photo Press

Da Redação*

16/05/2012 17h37

O Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, será uma galeria de arte a céu aberto em maio. Exatas 31 esculturas de homens nus em tamanho real serão exibidas no local e em topos de prédios espalhados pela cidade. As peças são feitas de ferro fundido e fibra de vidro e foram moldadas no corpo do artista britânico Antony Gormley, 61.

O escultor é curador do British Museum, participou de eventos como a Bienal de Veneza e a Documenta de Kassel e recebeu em 1994 o Turner Prize, um dos principais prêmios de arte contemporânea no Reino Unido.

A instalação "Event Horizon", no Vale do Anhangabaú, faz parte da mostra "Corpos Presentes - Still Beings", que será literalmente uma grande atração: as obras de Gormley ocuparão os três andares e o subsolo do Centro Cultural Banco do Brasil e seus novos trabalhos serão apresentados em uma filial temporária da galeria londrina White Cube, que será instalada em um prédio de 500 m2 perto do Parque Ibirapuera.

Onze obras integram a mostra. Uma delas é a "Critical Mass II", de 1995 - composta por 60 corpos de ferros, alguns aglomerados, outros suspensos, está instalada na entrada do CCBB.

Outra é "Amazonian Field", que foi criada quando o artista veio ao Brasil para a ECO 92 e reúne 24 mil bonecos de terracota, feitos por mais de cem moradores de Porto Velho, em Rondônia.

Em cartaz até 15/7 em São Paulo, a exposição também será apresentada no Rio de Janeiro e em Brasília. A curadoria é de Marcello Dantas, que foi o diretor artístico da criação do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. 

*com informações do Valor Econômico.


"Corpos Presentes - Still Beings", por Antony Gormley
Onde: CCBB SP
(Entre as Ruas João Brícola e XV de Novembro, no centro de São Paulo. Informações em (0/xx/11 3113-3649)
Quando: de terça a domingo, das 9h às 20h
A entrada é gratuita.