Topo

Em reestreia de "Xanadu", Danielle Winits dedica peça à Thiago Fragoso

Renato Damião

Do UOL, no Rio

16/02/2012 23h08Atualizada em 17/02/2012 12h11

Na reestreia de "Xanadu" nesta quinta (16) após o acidente durante a cena do voo, Danielle Winits dedicou o espetáculo a Thiago Fragoso, que ainda está em recuperação. Visivelmente emocionada, a atriz fez a dedicatória ao final da peça, que aconteceu no teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

Durante uma apresentação em 28 de janeiro, Fragoso e Winits caíram de uma altura de quase 5 m depois que os cabos que os sustentavam em uma cena de voo se romperam. Ela foi levada ao hospital e liberada dois dias depois após tratar ferimentos na boca e no ombro. Já Fragoso teve de passar por cirurgia de reconstrução de costelas e da parede torácica, além de perfuração do pulmão, e ainda se recupera em casa.

"Tenho mantido contato com o Thiago e estou torcendo pela recuperação e pela volta dele", disse Danielle Winits, demonstrando esperança de que o ator volte a encenar a peça.

Ela disse que nunca pensou em deixar de fazer "Xanadu". "Pouco a pouco eu vou recuperando a alegria de fazer o espetáculo depois dessa fatalidade".

Winits diz não lembrar do momento da queda, e que só soube pelos jornais que Thiago Fragoso tentou protegê-la. "Fico feliz e emocionada dele ter tido esse lampejo de racionalidade naquele momento".

Ela negou que uma das falas de "Xanadu", em que diz "perdi um pouco a memória", seria uma referência ao acidente. "Nunca haveria piada sobre isso porque foi uma fatalidade". De acordo com Danielle Winits, o texto da peça não foi modificado.

A atriz evitou falar sobre a perícia do caso, que investiga a hipótese de falha humana ou técnica. "Hoje é dia de festa, não quero falar disso".

Torpedo

Danilo Timm, que substituiu Thiago Fragoso na apresentação desta quinta, revelou que o ator mandou um torpedo para ele desejando "merda" -- o "boa sorte" entre atores de teatro. "O Danilo apresentou um trabalho perfeito", elogiou Artur Xexéo, responsável pela versão nacional do musical, que lamentou a saída de Fragoso.

"É óbvio que olhando para a Dani a gente sente falta do Thiago, a saída dele mexeu com todo mundo. Mas a peça está maravilhosa, não acredito que isso vá prejudicar", disse Sidney Magal, que também atua em "Xanadu".

Jonatas Faro, ex-marido de Danielle Winits, estava na plateia com o filho do casal, Guy. "A Dani é uma das grandes atrizes brasileiras. Estou muito feliz que ela fez o espetáculo brilhantemente", disse o ator. "Quando viajei com ela para Nova York assistimos vários espetáculos, fico emocionado de vê-la completa no palco".

Recomeço
 
Quem for assistir ao “recomeço” de “Xanadu”, como preferiu dizer Arthur Xexéo, escritor do espetáculo, não encontrará grandes mudanças da versão anterior. Segundo Xexéo, o texto mantém-se o mesmo. “Incluímos pouca coisas em razão da cena do vôo ter sido cortada”, disse.
 
Portanto estão lá as brincadeiras com Dado Dolabella (uma das coisas ruins previstas para acontecer na década de 80 é o nascimento do ator, de acordo com um dos personagens), com os inúmeros casamentos de Fábio Jr, com o sertanejo universitário e há, até mesmo, uma versão de “Ai Se Eu Te Pego” de Michel Teló em tom de música de cerimonial.
 
Ainda sobram espaço para bordões como o “Hoje é dia de rock, bebê”, eternizado por Christiane Torloni no último Rock In Rio e gírias criadas com as redes sociais como “me cutuca” e “me tuíta”.
 
As piadas rápidas e que caem fácil no gosto do público tem resposta rápida da platéia: risadas escancaradas e muitos aplausos dos espectadores que lotaram a sessão de reestreia.
 
Danilo Timm parece ter correspondido às expectativas, principalmente das “senhorinhas das vans”. Para Jana Moraes, de 61 anos, “o espetáculo é lindo e muito engraçado”. Ela credita  o sucesso a Miguel Falabella: “O Miguel sabe fazer a gente rir”, decreta.