Topo

Centro dedicado ao Titanic na Irlanda do Norte será inaugurado no fim do mês

Da EFE

14/03/2012 11h16

Mais de 80 mil entradas já foram vendidas para a estreia do centro Titanic Belfast, um edifício que será inaugurado em Belfast, capital da Irlanda do Norte, no dia 31 de março para lembrar a construção do famoso transatlântico.

Segundo a imprensa britânica, o espaço contou com um investimento de US$ 141 milhões e será o maior do mundo dedicado à emblemática embarcação, que naufragou no dia 14 de abril de 1912, no oceano Atlântico.

A inauguração do centro precede a realização do Festival do Titanic, uma série de eventos que serão realizados em Belfast para homenagear às 1.522 vítimas da tragédia, que completa cem anos. É esperado que ele receba 425 mil visitantes por ano.


"O Titanic pertence a Belfast", afirmou Robert Ballard, o oceanógrafo que descobriu os restos da embarcação em 1958 e que também ajudou a projetar o centro. "Estou encantado que a cidade que ofereceu o Titanic ao mundo seja capaz agora de recebê-lo no Titanic Belfast", completou.

Após três anos em construção, o edifício se destaca na cidade com sua imensa fachada branca, que representa o casco da embarcação. Sua altura também é idêntica  ao comprimento da proa da embarcação, que media 27 metros.

O centro contará a história do Titanic ao público através de nove galerias, cada uma delas dedicada a um aspecto diferente da tragédia. A primeira delas é chamada de "Boomtown Belfast" e relata o contexto histórico do começo do século XX. A ideia é explicar por que esta cidade portuária e industrial foi escolhida para construir o maior navio do mundo.

O "Titanic Belfast" também pretende gerar experiências sensoriais nos visitantes. Na sala dedicada à noite do naufrágio, a temperatura cai e as luzes diminuem. Ela conta ainda com a história das vítimas do acidente retratada na parede.