Topo

Ucrânia tem 1ª Bienal de Arte Contemporânea, em antigo depósito soviético

A capital da Ucrânia, Kiev, sedia até 31 de julho sua primeira bienal internacional de arte contemporânea, que ocorre em um antigo depósito de armas soviético. O local, ainda em reformas, está se transformando em um centro cultural - Roman Lebed / BBC Ucrânia
A capital da Ucrânia, Kiev, sedia até 31 de julho sua primeira bienal internacional de arte contemporânea, que ocorre em um antigo depósito de armas soviético. O local, ainda em reformas, está se transformando em um centro cultural Imagem: Roman Lebed / BBC Ucrânia

12/06/2012 12h55

Um antigo depósito secreto de armas soviéticas é o cenário da primeira bienal internacional de arte contemporânea de Kiev, a capital da Ucrânia.

O evento, que vai até 31 de julho, aproveitará os holofotes que estão sobre a Ucrânia, sede (ao lado da Polônia) da atual edição da Eurocopa de futebol.

A Bienal traz 250 instalações de arte global, incluindo uma do artista dissidente chinês Ai Weiwei.

O próprio local do evento é uma atração: o Mystetskyi Arsenal é um antigo depósito de armas mantido em segredo por séculos pelos militares ucranianos. O espaço está sendo reformado e quer se vender agora como um centro de referência global em artes.