Topo

Fotógrafo americano cria paisagens surreais com "colagens" em 360 graus

26/04/2012 08h19

Paisagens retorcidas com um toque de surrealismo são o tema do mais recente trabalho do fotógrafo americano Randy Scott Slavin.

Para criar a série "Outra Perspectiva" (Alternate Perspective), ele escolhe cuidadosamente a locação e tira até cem fotografias de uma cena cobrindo 360 graus, antes de costurá-las para formar uma projeção estereográfica (em que uma esfera é projetada em um plano).

"Quando comecei a fotografar paisagens, me senti compelido a usar a perspectiva. Depois de fazer muitas experiências com fotografia panorâmica, desenvolvi uma técnica que realiza meu desejo de transformar o real em surreal", disse Slavin.

Para fazer a série de imagens, ele viajou por diversas partes dos Estados Unidos. Segundo o fotógrafo, a paciência necessária para encontrar os ângulos perfeitos e a melhor luz para as fotos é um antídoto para o ritmo frenético de sua vida em Nova York.

"Fazer as fotografias é, na verdade, a parte do processo que menos toma tempo. A parte mais demorada é encontrar os lugares que vale a pena fotografar e chegar ao melhor local para fotografá-los."

Há ainda o trabalho de pós-produção, que pode levar de um dia inteiro a até duas semanas.

"Eu faço esse trabalho porque ele me inspira e me motiva. O esforço sempre vale no fim", diz.