UOL Entretenimento Notícias

02/08/2010 - 08h00

Leia trechos de "Lendas Urbanas", de Jorge Tadeu

Da Redação

Vitor Morinishi/Editora Planeta

Ilustração do capítulo que aborda a loira do banheiro

Ilustração do capítulo que aborda a loira do banheiro

Leia trechos do livro "Lendas Urbanas" (Editora Planeta), do escritor Jorge Tadeu:



"1. A loira do banheiro

Mais um dia de aula para os alunos do Colégio Almendra.

Em meio à algazarra do pátio, Jonas, de fone de ouvidos que mal se veem embaixo dos cachinhos castanhos que escondem suas orelhas, caminha devagar, preguiçoso, enquanto uns garotos passam por ele a mil chutando uma bolinha de papel, num bate?bola improvisado.

Ele nem se preocupa em desviar. Além da música, a única coisa que ocupa sua atenção é a ruivinha nova do segundo ano, que entrou no colégio em março. Deve ter uns quinze anos, um a menos que Jonas.

Ele a vê se aproximar das amigas, sentadas nos degraus da escadaria, e jogar sua mochila no colo delas antes de se sentar também.

“Gracinha” - pensa. Mas não pode prestar muita atenção nela, porque Paula e Belinha vêm chegando, e ele nem pensa em dar brecha e deixar que
percebam que gosta dela... Gosta?! “Não viaja, ela é só bonitinha...” - nem para si mesmo admite.

O encontro com os colegas no pátio da escola antes da aula é sempre um momento muito animado. Muita pressa para contar as novidades - como podem ser tantas, se todos se falaram há menos de 24 horas? -, muitos comentários meio maldosos sobre os professores que os aguardam, ou sobre a roupa de uma - “Nossa, de que baú ela tirou isso!” - ou o boné “da hora” do gato da 2F3.

Alheia a isso tudo, Verônica, uma loiraça de dezesseis anos, passa direto e se encaminha para dentro do colégio. Não que esteja com pressa de
chegar à sala. Menos inteligente que bonita, prefere se manter o mais longe possível das apostilas cheias de exercícios de... grego? Bem, não importa. Seu esporte favorito é mesmo matar aulas.

Verônica dá uma busca geral com os olhos à procura dos seus colegas. Vê três, Paula, Jonas e Belinha, conversando em uma rodinha. Enquanto se aproxima, ouve?os falar, mas não sabe de quem.

– Retardada! – diz Jonas.
– Metida! – complementa Paula.
– Idiota! – arremata Belinha.
– Ha, ha, ha! – Jonas solta uma gargalhada irônica.

Paula, ferina, solta:

– Ela se acha!
– Coitada... – é Belinha quem dá o veredito.

Jonas nota Verônica se aproximar. Para não desperdiçar o espírito sarcástico do momento, volta?se para as amigas e espeta:

– Nossa, quem é essa aluna que eu nunca vi?
– Não venha com gozação, Jonas, você sabe que eu estou sempre por aqui. Como se fosse possível não me notar...
– Verônica sabe de seus dotes.
– Não sei o que você vem fazer aqui, Verônica – diz Paula, um tanto irritada. – Nunca assiste às aulas mesmo.

***

Verônica sai da cabine e vai até a pia. Apoia a bolsa na bancada e remexe dentro dela. Tira uma escova e começa a alisar seus longos cabelos
loiros, enquanto se olha no espelho e se admira, sorrindo para si mesma. Viajando na imaginação, vê no espelho imagens de loiras famosas. Ellen Roche, Adriane Galisteu, Nicole Kidman, Madonna...

Guarda a escova, pega o batom e o rímel e retoca a maquiagem, fazendo caras e bocas.

Pensa no futuro imediato e fala sozinha, já que não há mais ninguém ali para ver o mico. “Amanhã, preciso pensar em algum lugar novo para ficar. Esse banheiro já está enjoando. Deve haver alguma sala vazia por aí.”

Ao guardar as coisas na bolsa, Verônica derruba o batom, que sai rolando. Na tentativa de resgatá?lo, corre atrás dele, mas escorrega no chão molhado. Seus pés perdem o apoio, deslizam para a frente e ela cai no chão, de costas, batendo a cabeça violentamente. Tudo dura um milésimo de segundo. Ela grita enquanto desaba e, ao tocar o chão, instantaneamente perde a consciência.

Pobre Verônica... Parece que o excesso de vaidade lhe fez mal..."

 


"Lendas Urbanas"

Autor: 
Jorge Tadeu
Editora: 
Editora Planeta
Páginas: 
132
Preço: 
R$ 24,90

Compartilhe:

    Fale com
    UOL Entretenimento

    Siga UOL Entrete

    GUIA DE RESTAURANTES

    Mais Guias

    Hospedagem: UOL Host