UOL Entretenimento Notícias
 
09/11/2010 - 09h00

Com Mia Couto e Ondjaki, fórum literário em MG homenageia a África

Da Redação
  • Os africanos Pepetela (esq.) e Mia Couto, que participarão do 6º Fórum das Letras de Ouro Preto

    Os africanos Pepetela (esq.) e Mia Couto, que participarão do 6º Fórum das Letras de Ouro Preto

A influência africana na cultura brasileira será o principal tema do 6º Fórum das Letras de Ouro Preto, que acontece de 10 a 15 de novembro na cidade mineira homônima. Entre os destaques do evento estão grandes escritores de países lusófonos, como o moçambicano Mia Couto e os angolanos Pepetela e Ondjaki, além dos brasileiros Ferreira Gullar, Marina Colasanti, Laurentino Gomes, Daniel Galera, Rafael Coutinho, João Paulo Cuenca, Clóvis Bulcão, Adélia Prado, Décio Pignatari e Leonardo Boff.

No dia da abertura, o fórum fará uma homenagem ao mineiro Affonso Ávila, considerado um dos maiores poetas brasileiros contemporâneos. Além da Fórum das Letras, o evento literário também receberá o Fórum das Letrinhas, que contempla debates e oficinas voltadas ao público infantil; o Literatura em Cena, que promoverá debates a respeito da herança cultural deixada pelos portugueses e escravos africanos; e a Via-Sacra Poética, com leituras de poesias em locais a céu aberto, lançamentos de livros, exibição de vídeo-poemas, performances poéticas, cortejos e shows musicais.

Por fim, fecha a programação um ciclo de literatura e jornalismo: com a participação de escritores, jornalistas e editores nacionais e estrangeiros, o encontro vai abordar os mais diversos temas --desde a produção de cadernos culturais até assuntos do cotidiano, como a revolução imposta pelas redes sociais.


6º FÓRUM DAS LETRAS DE OURO PRETO (MG)
Quando: 10 a 15 de novembro de 2010
Onde: Diversos pontos da cidade de Ouro Preto, a cerca de 90 km da capital Belo Horizonte (MG)
Informações: site do fórum.

Fale com
UOL Entretenimento

Siga UOL Entrete

GUIA DE RESTAURANTES

Mais Guias

Hospedagem: UOL Host