Depois de tanta divisão, o mercado pode começar a fazer o caminho oposto: o da desfragmentação, o que significa reagrupar e reagregar os conteúdos antes separados.
Algumas empresas, hoje, já começam a pensar isso com seus próprios produtos. Nos Estados Unidos, a Disney irá oferecer um pacote com Disney+, ESPN+ e Hulu por US$ 12,99 ao mês.
Novas plataformas que ofereçam uma única assinatura para vários serviços também começam a surgir, inclusive em outros segmentos. No Brasil, o UOL Esporte Clube já oferece pacote que inclui Fox Sports, Esporte Interativo Plus e ESPN por R$ 49,90. A Amazon Prime também montou seu pacote de assinatura que vai além do streaming de séries e filmes, e inclui ainda serviço de música, eBooks, acesso ao Twitch e frete grátis em entregas de produtos.
Outra possibilidade é a de, no futuro, voltar ao passado e se pagar apenas por aquilo que ele quer ver, como eram as locadoras. "Acredito que vai haver um marketplace de conteúdo", aposta Roberto Kanter, professor de MBA de marketing e gestão comercial da FGV. "Você vai comprar um pacote de conteúdos, e o produtor receber uma parte da receita e a plataforma vai ficar com o resto. Você vai comprar, por exemplo, uma temporada inteira de Outlander [série exibida aqui pelo Fox Premium] e vai pagar US$ 2,99 pela temporada".
Seria uma adaptação de um sistema antigo e que segue firme até hoje, no qual você pode comprar e alugar filmes por plataformas como a iTunes Store, Google Play, Telecine Play, YouTube ou a nacional Looke. É especialmente interessante para produtores de conteúdos menores, que não possuem um catálogo de originais tão vasto para se apoiar. "Se você é uma produtora de conteúdo e tem 30 conteúdos espetaculares, você terá a prioridade. Agora, se você só tem um programa interessante, eu vou direto para ele. Conteúdo é fundamental, mas ter um modelo de distribuição flexível também é fundamental", defende Kanter, que vê a Apple como uma competidora de peso no mercado pela experiência bem-sucedida do iTunes na música.
E como você, consumidor, pode lidar com tantos serviços de streaming enquanto o dia da assinatura única não chega? Fica a dica:
- Vá direto ao seu objetivo. Quer muito ver uma série especial? Assine o serviço de sua preferência e, assim que acabar, cancele a assinatura -- foi o que muita gente fez com Game of Thrones. Aproveite que todas as plataformas oferecem um cancelamento rápido e fácil pela internet e se organize para tirar o máximo proveito da assinatura.
- Alugue por obra. Se você gosta mais de filmes do que de séries e não usa muito o streaming, o aluguel por obra pode ser uma boa solução. Você consegue alugar filmes novos como Vingadores: Ultimato por R$ 11,90, mas dá para encontrar boas opções a partir de R$ 4,90 nas principais plataformas.