Ota Superpositivo

Como Otaviano Costa foi de ator de pegadinhas a programas de sucesso na Globo

Felipe Pinheiro Do UOL, em São Paulo Divulgação/Globo
Divulgação

Otaviano Costa nunca gostou da zona de conforto. Após uma década na Globo, o apresentador fez um movimento ousado, deixou a maior emissora do país para se arriscar.

Ele foi seduzido pelo universo de mil e uma possibilidades das redes sociais, que davam um gostinho de que a vida poderia ser muito mais divertida e original do que ele já havia experimentado até então.

Trago da MTV esse lugar da inquietude, da transformação, da reinvenção. Por que não pode? Por que eu não posso fazer uma nova TV? Por que não posso fazer um novo digital? Por que não posso encontrar esses dois mundos para sair um bichinho novo?

Amanhã acontece a estreia do programa "OtaLab" na home do UOL, e nos perfis de Twitter, Facebook e YouTube do UOL. Nele, o apresentador mostrará toda a versatilidade que se tornou uma marca registrada. Talvez você não se lembre, mas Ota já passou por quase todas as emissoras do país (Globo, SBT, Band e Record), seja como apresentador, repórter e até ator.

Ele fez "Vídeo Show" na Globo, comandou o "Domínio Público" na Record, substituiu Luciano Huck no "H" na Band, apresentou o "Clipes Animados" na MTV e tantos outros programas de perder de vista. Até novela esse cara fez!

Tá brincando, né? Ops, perdão pelo trocadilho (esse foi seu último programa na TV)

OtaLab terá entrevistas e muita diversão

Estou me sentindo livre, leve e solto. OtaLab está acontecendo do jeito que eu planejei, de poder exercer vários modelos de conteúdo ao mesmo tempo. Agora no UOL eu consegui, era isso o que eu queria

Otaviano Costa

Quem influenciou Otaviano?

  • Silvio Santos

    Imagem: Reprodução/SBT
  • Chacrinha

    Imagem: Reproduçãoi/UOL
  • Will Smith

    Imagem: Getty Images
  • David Letterman

    Imagem: Robert Laberge/Getty Images
  • Jimmy Fallon

    Imagem: Reprodução
  • Serginho Groismann

    Imagem: Fábio Rocha TV Globo

Faustão sempre será um grande amigo e uma inspiração constante

Otaviano Costa

Divulgação

Otaviano já havia adquirido experiência na MTV até ser descoberto como ator quando assumiu a função de repórter do "Domingão do Faustão", que acabou projetando-o para a realização do grande sonho de sua vida: ter um programa de TV para chamar de seu.

É da época, no "Domingão", que ele traz na memória uma conversa com Chorão, o líder do Charlie Brown Jr.

Ota viajou com a banda para Los Angeles e em um momento de descontração, após as gravações para o programa de Fausto Silva, enquanto bebiam cerveja em Venice Beach, aconteceu algo inusitado. Era a primeira vez do Charlie Brown nos Estados Unidos.

Falei parabéns porque eles estavam realizando um sonho. Chorão virou e falou, 'qual o seu sonho, Otaviano?'. Eu falei, meu sonho é ter meu programa de TV. Ele disse: 'você vai realizar e o dia que isso acontecer pode convidar a gente para o primeiro dia de programa'. Passaram-se três dias e tocou o meu telefone [com o convite para a Band]

Charlie Brown Jr. no "Programa H" com Otaviano Costa

Aliás, foi o próprio Fausto quem indicou Otaviano para a família Saad, que acabou gostando da sugestão e o sondou para levá-lo para o lugar de Luciano Huck. O resto é história...

Reação de Ota com o convite da Band

Mãe de Otaviano Costa seria vidente?

Luciano Huck passa o bastão para Otaviano Costa

Otaviano encarou o desafio de substituir Luciano Huck na tela da Band, que estava de malas prontas para a Globo.

A missão era manter o sucesso da faixa de horário ocupada por Huck e, para isso, a atração, que se chamava "Programa H", foi reformulada após alguns meses, ganhando o título de "O+" e posteriormente "Superpositivo".

Era o início dos anos 2000, e Otaviano não estava nem aí para a pressão de ser o sucessor de Huck.

Ali foi a virada da minha carreira. Ele [Luciano Huck] foi tão carinhoso comigo e tentaram criar os monstros. Nunca houve isso [rivalidade], mas uma cordialidade e um respeito. Até hoje somos amigos

Ota fica pelado em pleno estúdio do "Amor e Sexo", na Globo

As várias facetas de Otaviano Costa nas novelas

  • Éramos Seis (1994)

    Imagem: Reprodução/SBT
  • Caras & Bocas (2009)

    Imagem: Divulgação/Globo
  • Morde & Assopra (2011)

    Imagem: Divulgação/Globo
  • Salve Jorge (2012)

    Imagem: Divulgação/Globo

Por que Otaviano Costa pediu demissão da Globo?

Brinco que nasci como comunicador, mas me formei como ator. O meu primeiro emprego na televisão foi na 'Escolinha do Golias'

Otaviano Costa

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Casamento com Flavia Alessandra: "Somos muito ciumentos"

Otaviano tem há 13 anos uma companheira inseparável. A atriz Flávia Alessandra, com quem ele é casado. Os dois se conheceram no exterior e se casaram em menos de cinco meses. Uma pergunta comum em sua vida é se ele tem ciúmes das cenas de romance da esposa em novelas.

"Tratamos com muito bom humor. Somos muito ciumentos com o outro na porta para fora da nossa profissão. Somos muito ciumentos, não é possessivo, é inteligente, ciúme que protege, não burro. Da porta para dentro é admiração. Se você acha que alguma coisa vai gerar problema dentro de cena, o problema é com você, não na cena".

Ela, em Duas Caras, e eu estava em Amor e Intrigas, na Record, e meu personagem era um pegador que tinha seis mulheres, cada hora era uma. Era uma novela das 11, era outro tipo de pegação. Perguntavam como era vê-la com o Fagundes. Ela interrompia e falava: 'como é para mim ver esse cara com seis, sete mulheres de cueca'. A gente sempre brincou

Mastrangelo Reino/Folhapress

Parente famoso no SBT

A internet quer saber. Celso Portioli e Otaviano Costa são irmãos? Essa é uma das principais perguntas feitas pelas pessoas no Google sobre os apresentadores. Mas, para acabar com o sonho de quem gostaria de fazer parte dessa família, com a palavra Ota:

Eu não sou irmão do Celso. Mas somos conterrâneos de estados. Eu sou de Mato Grosso e ele de Mato Grosso do Sul. Era muito louco, todo mundo achava até 2010, 11, 12. Quando comecei a ficar grisalho, eu descolei um pouco do Celso. Mas é que a gente é alto, estilo de comunicação um pouco parecido, uma coisa brincalhona. Eu adoro o Celso, mas não somos irmãos.

Topo