Um festival em um local isolado, liderado por artistas de renome na música. Um sonho vendido aos fãs que, pouco antes de seu início, tornou-se o pior pesadelo da vida. Shows cancelados, contratados se queixando de falta de pagamento. Infraestrutura praticamente inexistente e um camping em condições precárias. Apreensão, raiva, desespero. Uma dupla de produtores em apuros, acusada de golpe e alvo de dezenas de processos na Justiça. Ao fim, uma sentença.
A história é real e descreve exatamente o que aconteceu no Fyre Festival, nas Bahamas, um evento que naufragou em 2017 e, este ano, ganhou dois ótimos documentários na Netflix e na Hulu. Mas o fato é que poderíamos estar falando de outro caso, bem brasileiro, ocorrido cinco anos antes em São Luís do Maranhão e também entrou para história --da pior forma possível.
Divulgado como o maior encontro do metal das Américas, o Metal Open Air se transformou em um dos maiores fiascos da história dos festivais do país. Em uma sucessão injustificável de erros de organização, tudo que poderia dar errado aconteceu. Quarenta e sete bandas prometiam se revezar em três palcos, com infraestrutura de primeiro mundo, condizente com a dos maiores eventos do gênero. Apenas 13 delas se apresentaram. No entendimento do Ministério Público, fãs passaram por situações insalubres e "foram tratados como indigentes".
Mas como um fiasco tão retumbante pôde ser visto um país com razoável estrutura e boa tradição em festivais, que organizava e ainda organiza tantos eventos a céu aberto com sucesso? Poucos parecem ter a resposta exata, mas ela passa pela história de dois produtores que sonharam alto, seduziram milhares de pessoas e terminaram na lona, trocando acusações de extorsão e sequestro.
Cumpri com todas as minhas obrigações, e o Ministério Público já reconheceu isso, mas admito que errei. Era um festival muito grande para São Luís, em termos de logística. Passagens aéreas escassas, cidade sendo reta final de linha. Sonhei alto demais e caí, mas não houve irresponsabilidade financeira.
Natanael Júnior, da Lamparina Produções, ao UOL