Topo

Gérard Depardieu participa da comemoração do 70º aniversário da Coreia do Norte

Gérard Depardieu assiste ao desfile militar na comemoração do aniversário da Coreia do Norte - Sebastien BERGER / AFP
Gérard Depardieu assiste ao desfile militar na comemoração do aniversário da Coreia do Norte Imagem: Sebastien BERGER / AFP

09/09/2018 16h46

A Coreia do Norte realizou, neste domingo (9), um desfile militar para celebrar seu 70º aniversário. E contou com a presença do ator Gérard Depardieu.

O artista, que renunciou formalmente a sua cidadania francesa em 2012 alegando discordâncias ideológicas com o governo socialista de François Hollande, estava sentado na arquibancada principal. Desde o começo de 2013, Depardieu tem a cidadania russa, que lhe foi atribuída pelo presidente Vladimir Putin.

Milhares de soldados seguidos de artilharia e tanques desfilaram em frente ao líder norte-coreano Kim Jong Un no centro de Pyongyang. O país, no entanto, decidiu não exibir seus mísseis balísticos intercontinentais, que geraram uma série de sanções internacionais para o país.

Depardieu, que segundo o jornal Le Monde, chegou ao país na última sexta-feira (7). Ainda segundo o jornal, durante sua estadia na Coreia do Norte, ele tem demonstrado falta de paciência com a imprensa. Ao perceber a presença de jornalistas no lobby do hotel em que está hospedado, ele teria dito: "eu não gosto de jornalistas" e se retirado em seguida.

A República Popular Democrática da Coreia, nome oficial do país, foi proclamada em 9 de setembro de 1948, três anos após a divisão da península por Estados Unidos e Rússia, nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial.