Topo

Rappers que brigaram em aeroporto na França estão sob custódia da polícia

Rappers franceses Booba e Kaaris brigam em aeroporto de Paris - Reprodução/Instagram
Rappers franceses Booba e Kaaris brigam em aeroporto de Paris Imagem: Reprodução/Instagram

01/08/2018 18h19

O hall do aeroporto de Orly, na França, parecia uma cena de luta: uma briga entre os rappers franceses Booba e Kaaris, que foram presos e colocados sob custódia da polícia, com 11 de seus acompanhantes, causando atrasos de voos e fechamento temporário de uma área do local. Booba é uma das maiores estrelas da música hip-hop da França.

Em vídeos postados nas redes sociais por passageiros, é possível ver socos e pontapés entre os dois homens nos corredores do aeroporto, lotado neste período de verão do hemisfério Norte. Enquanto os passageiros vagavam no lobby com carrinhos de bagagem, a briga repentina causou inicialmente surpresa e medo.

No total, 13 pessoas foram presas depois de briga, que ocorreu por volta das 15h (10h de Brasília) em uma sala de embarque no Pavilhão 1 do terminal Oeste, segundo informações do Ministério Público de Créteil. Uma investigação sobre o violento incidente foi confiada à polícia de fronteira (PAF), que interrogou nesta quarta-feira os presos, segundo a Justiça francesa.

"Um pequeno número de voos foi adiado por 15 a 30 minutos no momento da luta e o lobby foi fechado temporariamente. Os embarques no local foram temporariamente adiados para outras áreas, mas as chegadas aconteceram normalmente", declarou o porta-voz dos Aeroportos de Paris.

No início da noite, a situação já havia voltado ao normal, de acordo com uma fonte do aeroporto. No entanto, danos foram registrados em uma loja Duty Free, e o responsável deve dar queixa.

Antes de serem detidos, os dois rappers se dirigiam separadamente para Barcelona, ??onde deveriam se apresentar nesta quarta-feira, de acordo com a mesma fonte.

Amizade antiga

Booba, 41, e Kaaris, 38, se conhecem desde 2011, quando Booba já era um dos rappers franceses mais famosos em todo o mundo. Booba convidou-o para participar de sua coletânea "Autopsy 4", e pediu colaborações em "Kalash", de seu álbum "Future", de 2012. Uma colaboração que o próprio Kaaris chama de "detonadora" de sua própria carreira.

Mas foi a briga com outro rapper, Rohff, que destruiu a amizade, com Booba culpando Kaaris por não apoiá-lo em sua disputa contra Rohff. Este último, com quem Booba tem uma feroz rivalidade, foi condenado em novembro do ano passado a cinco anos de prisão por violência grave cometida em 2014 na loja de roupas parisiense do rapper Unküt.

Milhões de discos vendidos

Booba é o primeiro rapper a ter lotado em show solo o estádio Paris-Bercy. Em 13 de outubro, ele, que vendeu 2,5 milhões de álbuns, se apresentará na U Arena Nanterre, cuja capacidade (40 mil lugares) é o dobro da capacidade de Bercy.

Kaaris é uma das pontas de lança do hardcore rap. Ele lançou quatro discos, o último dos quais, "Dozo", em novembro de 2017. Originalmente de Sevran, em Seine-Saint-Denis, no norte de Paris, ele foi revelado em 2013 com o álbum "Black Gold". Com quatro álbuns, ele vendeu quase 500 mil discos.