Topo

Rapper de 11 anos de Gaza leva "mensagem de paz e humanidade" a milhares

Abdel-Rahman Al-Shantti, rapper de 11 anos que leva realidade de Gaza para o mundo - Reprodução/Instagram
Abdel-Rahman Al-Shantti, rapper de 11 anos que leva realidade de Gaza para o mundo Imagem: Reprodução/Instagram

Nidal al-Mughrabi

De Gaza

17/08/2020 15h02

O rapper Abdel-Rahman Al-Shantti, de Gaza, pode só ter 11 anos de idade, mas suas rimas sobre a guerra e as adversidades do enclave palestino chegam a milhares de pessoas, transmitindo em inglês o que ele classifica como uma "mensagem de paz e humanidade".

Um vídeo que mostra Shantti fazendo rap diante de sua escola na Cidade de Gaza, cercado por colegas de classe uniformizados, teve centenas de milhares de visualizações em redes sociais e até foi compartilhado pelo popular rapper britânico Lowkey.

Estou aqui para dizer a vocês que nossas vidas são duras. Temos ruas destroçadas e bombas no quintal."
- Letra de "Mensageiro de Gaza", aludindo às três guerras travadas entre Israel e o Hamas

Embora o árabe seja sua língua materna, Shantti faz rap em inglês fluente e sem sotaque --uma habilidade que disse ter desenvolvido ouvindo rappers norte-americanos como Eminem, Tupac e DJ Khaled.

"Quero ser como Eminem —não para copiar seu estilo, tenho meu próprio estilo. Mas ele é meu rapper favorito, meu ídolo", disse ele à Reuters em inglês enquanto escrevia letras e criava batidas de rap por meio de um aplicativo de celular.

Nasci na Cidade de Gaza, e a primeira coisa que ouvi foi um tiro. A primeira vez que respirei, senti gosto de pólvora."
- Letra de "Paz", outra música do rapper

Shantti diz que espera chamar atenção para os desafios causados por um bloqueio liderado pelos israelenses sobre Gaza, que economistas culpam pela pobreza crescente no território litorâneo. Israel cita ameaças do Hamas com justificativa para as restrições.