Topo

Programa de marionetes da TV britânica terá imagem satírica de Boris Johnson

05/08/2020 12h25

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico Boris Johnson e seu conselheiro Dominic Cummings serão retratados em forma de marionete como um palhaço desgrenhado e um manipulador, mostraram imagens publicadas pelos produtores do programa de televisão satírico Spitting Image, nesta quarta-feira.

O programa, que durante sua veiculação original entre 1984 e 1996 ridicularizava a então primeira-ministra Margaret Thatcher como uma chefe tirânica que comia bife cru e chamava seus ministros de “os vegetais”, foi ressuscitado como uma nova série, a partir deste ano.

Imagens da sua nova encarnação mostram um Johnson com rosto de borracha e sobrepeso balançando um gravata borboleta mal atada debaixo de um bagunçado cabelo loiro.

Seu principal conselheiro, Cummings, em contraste, aparece com as mãos juntas abaixo do queixo, em contemplação, com sobrancelhas arqueadas e um crânio aumentado.

A imagem reflete o que alguns consideram a relação entre os dois homens no topo do governo.

Cummings, arquiteto da campanha do Brexit em 2016, é considerado pelos críticos o homem mais poderoso não-eleito do governo, com muita influência sobre seu chefe.

Johnson cultiva uma personalidade excêntrica, cômica, porém intelectual, que muitas vezes divide opiniões, mas ajudou a ganhar a confiança dos eleitores britânicos em uma vitória esmagadora nas eleições do ano passado.

A nova série será transmitida pelo BritBox, serviço de streaming criado pelas emissoras BBC e ITV.

No auge, o Spitting Image atraiu audiência de 15 milhões de pessoas --por volta de um quarto da população-- que sintonizavam para ver caricaturas sem muitos limites de políticos, celebridades e até da família real, agindo de maneira absurda nas telas.

(Por William James)