Topo

Tributo do papa emérito Bento 16 é lido em funeral de seu irmão mais velho

08/07/2020 13h26

REGENSBURG (Reuters) - Uma homenagem do papa emérito Bento 16 foi lida nesta quarta-feira no funeral de seu irmão mais velho, Georg Ratzinger, padre e mestre de coro, que morreu na semana passada aos 96 anos.

O secretário particular de Bento, arcebispo Georg Gaenswein, sufocou as lágrimas ao ler o tributo, que lembrou a dedicação de Ratzinger em liderar o famoso coro da catedral em Regensburg, sul da Alemanha, por 30 anos.

"Esta cerimônia foi uma grande alegria para ele", escreveu Bento, de 93 anos, expressando gratidão por ter conseguido fazer uma visita final a seu irmão em junho. Foi a primeira viagem de Bento fora da Itália desde 2013, ano em que renunciou ao papado.

"Ele não me pediu para visitá-lo, mas eu senti que havia chegado a hora de viajar para vê-lo mais uma vez", disse Bento em sua mensagem.

O coro, o Regensburg Domspatzen, se apresentou no funeral, onde Rudolf Voderholzer, bispo de Regensburg, lembrou o talento musical de Ratzinger e suas três décadas de direção do coro da catedral.

Nos últimos anos, Ratzinger enfrentou críticas depois que surgiram alegações de que garotos do coral foram abusados ​​por outras equipes de lá. Ratzinger sempre negou qualquer conhecimento do abuso.

(Reportagem da Reuters TV)