Topo

Fotos recém-descobertas mostram funcionamento de campo de extermínio nazista

28/01/2020 17h17

Por Madeline Chambers

BERLIM (Reuters) - Historiadores na Alemanha divulgaram fotos inéditas do campo de extermínio nazista de Sobibor, incluindo o que acreditam ser imagens de John Demjanjuk, que foi condenado em 2011 pela participação na morte de cerca de 28.000 pessoas no país. Ele morreu em 2012.

Demjanjuk, nascido na Ucrânia, que ocupava o primeiro lugar na lista dos "criminosos de guerra nazistas mais procurados do Centro Simon Wiesenthal", foi deportado em 2009 dos Estados Unidos, onde passou grande parte da vida trabalhando com automóveis, à Alemanha para enfrentar o julgamento.

As fotos, descritas pelo historiador Martin Cueppers como um "salto quântico no registro visual do Holocausto na Polônia ocupada", pertenciam a Johann Niemann, que foi vice-comandante de Sobibor.

Entre março de 1942 e novembro de 1943, cerca de 1,8 milhão de judeus foram assassinados como parte de um esquema nazista chamado "Operação Reinhard", principalmente nos campos de extermínio de Belzec, Sobibor e Treblinka.

Poucas fotos de Sobibor, que foi destruído antes do final da Segunda Guerra Mundial, sobreviveram. Portanto, as fotos oferecem uma nova visão de como o campo funcionava e dos indivíduos envolvidos.

"Foi uma experiência de tirar o fôlego ver essas fotos de Sobibor", disse Jetje Manheim, de 72 anos, da Holanda, cujos avós foram assassinados no campo em que os judeus foram mortos com gases de escapamento nas câmaras de gás.

"Pela primeira vez, vi o que meus avós passaram no final de sua exaustiva jornada de 72 horas de trem. Nesse dia, suas vidas terminaram", disse ela em um museu de Berlim.

As fotos recém-descobertas, disponibilizadas pelos descendentes de Niemann, ajudam a manter viva a memória dos parentes dela.

A coleção foi entregue aos arquivos do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, em Washington.