Topo

Rainha Elizabeth encontra Harry hoje para debater crise na família real

Príncipe Harry e Meghan Markle - WPA Pool/Getty Images
Príncipe Harry e Meghan Markle Imagem: WPA Pool/Getty Images

Por Toby Melville e Gerhard Mey

13/01/2020 09h15

A rainha Elizabeth e seus herdeiros se encontrarão com o príncipe Harry hoje para elaborar um plano para ele e a esposa Meghan, depois que o casal provocou uma crise familiar ao decidir abdicar de seus compromissos reais e passar mais tempo na América do Norte.

O príncipe Charles, pai de Harry e herdeiro do trono, e o irmão mais velho de Harry, príncipe William, devem participar da reunião em Sandringham, propriedade rural da rainha no leste da Inglaterra, disse uma fonte palaciana.

O anúncio chocante de Harry, de 35 anos, e Meghan, de 38, expôs divisões na família Windsor e provocou um questionamento sobre o que significa ser um membro da realeza no século 21.

O casal não consultou nem a rainha nem Charles sobre o anúncio, feito no Instagram e em seu próprio site — um passo visto como impertinente e prematuro por uma família cujas raízes remontam a mil anos de história da Europa.

Atualmente, Meghan está no Canadá com o filho de colo, Archie. Ela pode participar da conversa por telefone.

Ela e Harry disseram querer um papel "progressista" para si mesmos e independência financeira, o que pode significar trabalhar nos Estados Unidos, terra natal de Meghan.

Mas não está claro como eles conseguiriam um rompimento parcial com seus compromissos reais —o que parte da mídia apelidou de "Megxit", um trocadilho com Brexit, a tortuosa saída britânica da União Europeia—, ou quem pagará por seu estilo de vida transatlântico.

Quando os membros mais poderosos da chamada "Firma" real se reunirem na mansão georgiana da rainha, Elizabeth, de 93 anos, e seu filho Charles, de 71, terão que lidar com muito mais do que assuntos familiares, já que suas decisões podem moldar o futuro da monarquia.

A rainha terá que encontrar uma maneira de capitalizar o apelo global de Harry e Meghan, especialmente entre os jovens, e ao mesmo tempo lhes conceder a liberdade que desejam e fazer com que a conta seja a mais modesta possível para os contribuintes britânicos.

Embora Elizabeth e seu marido, Philip, tenham desafiado as convenções reais na juventude, ela vem servindo fielmente desde 1952 e conquistou a admiração da maioria dos compatriotas, inclusive de muitos republicanos.

O príncipe Charles almeja há tempos uma família real mais reduzida, mas não está claro como Harry e Meghan se encaixariam neste modelo — ainda mais caso eles se tornem essencialmente superastros de Hollywood.