Topo

Oscar 2020: Em 11 categorias, Coringa é o filme com mais indicações neste ano

Reprodução
Imagem: Reprodução

Da Reuters*

13/01/2020 10h55Atualizada em 13/01/2020 12h32

O drama sombrio Coringa liderou as indicações ao Oscar 2020, divulgadas hoje. O longa aparece em 11 categorias, incluindo a de melhor filme.

A cerimônia do Oscar, principal premiação do cinema mundial, será realizada no dia 9 de fevereiro em Hollywood.

Estrelado por Joaquin Phoenix, Coringa concorre nas seguintes categorias: ator; diretor (Todd Phillips); roteiro adaptado; figurino; mixagem de som; edição de som; trilha sonora; cabelo e maquiagem; edição; e fotografia.

O filme disputará o prêmio principal com "Ford vs Ferrari", "1917", "História de um Casamento", "Era uma Vez em... Hollywood", "O Irlandês", "Jojo Rabbit", "Adoráveis Mulheres" e o sul-coreano "Parasita".

Três filmes dividem a segunda posição entre os mais indicados, aparecendo em 10 categorias cada um: 1917, premiado no Globo de Ouro como melhor filme de drama; O Irlandês, que tem uma indicação dupla na categoria de melhor ator coadjuvante (Joe Pesci e Al Pacino); e Era Uma Vez... Em Hollywood, que pode render a Quentin Tarantino seu primeiro Oscar como diretor e o terceiro como roteirista.

Em seguida, outros três filmes empatam com seis indicações: Jojo Rabitt, Adoráveis Mulheres e História de Um Casamento.

Streaming e diversidade

A Netflix foi lembrada em 24 categorias, inclusive por O Irlandês, História de um Casamento, Dois Papas e pelo documentário American Factor".

Só uma artista entre todos os indicados nas categorias de atuação não é branca: Cynthia Erivo por sua interpretação da ativista antiescravidão Harriet Tubman, em Harriet.

Todos os indicados ao prêmio de direção são homens, o que acabou com as esperanças de Greta Gerwig de invadir o clube tradicionalmente masculino com Adoráveis Mulheres, embora ela concorra na categoria de roteiro adaptado.

Mas 62 mulheres foram indicadas, um recorde que representa quase um terço dos concorrentes, disse a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cujos 8 mil membros decidem os indicados e premiados.

A sátira social Parasita se tornou o primeiro filme sul-coreano indicado a melhor filme e melhor filme internacional, e o diretor Bong Joon Ho concorre a melhor diretor.

Entre as ausências notáveis estão Robert De Niro, protagonista de O Irlandês, Jennifer Lopez, por As Golpistas, Eddie Murphy, pela comédia Meu Nome é Dolemite, e os grandes sucessos da Disney Rei Leão e Frozen 2 — estes últimos dois ignorados na categoria de melhor animação.

* Com informações do UOL