Topo

Restaurante criado por Jamie Oliver para treinar desempregados fecha as portas

13/12/2019 15h23

Por Molly Millar

LONDRES (Thomson Reuters Foundation) - Um restaurante criado pelo chef britânico Jamie Oliver para treinar jovens desempregados como chefs fechou depois de 13 anos devido à concorrência acirrada.

O Fifteen Cornwall, que foi montado como uma empresa social que buscar fazer o bem, e não somente lucrar, disse em um comunicado que está conversando com parceiros para encontrar uma maneira de continuar apoiando as pessoas que integram seu programa de treinamento.

"Lamento profundamente o sofrimento, a perda e a aflição que este anúncio sem dúvida causará", disse Matthew Thomson, executivo-chefe da Cornwall Food Foundation, a instituição de caridade que administrava o restaurante, no comunicado de quinta-feira.

O Fifteen Cornwall abriu no sudoeste da Inglaterra em 2006, quatro anos depois de Oliver fundar seu primeiro restaurante, Fifteen London, com um documentário de grande repercussão que registrou os altos e baixos do empreendimento.

O modelo de contratar e treinar pessoas desfavorecidas normalmente excluídas da força de trabalho foi copiado por muitas outras empresas sociais desde então e solucionou diversos problemas, da falta de moradia à fome.

Dois outros restaurantes Fifteen foram abertos em Amsterdã e em Melbourne, mas ambos já fecharam.