Topo

Vestido que princesa Diana usou ao dançar com Travolta é vendido por mais de U$280 mil

Suzanne Plunkett
Imagem: Suzanne Plunkett

11/12/2019 11h23

LONDRES (Reuters) - Um vestido que a princesa Diana usou ao dançar com John Travolta na Casa Branca foi comprado por mais de 280 mil dólares pela instituição de caridade que cuida de seu antigo palácio.

Feito pelo estilista Victor Edelstein, o vestido de veludo azul meia-noite foi posto à venda pela Kerry Taylor Auctions de Londres na segunda-feira com um preço estimado entre 250 mil e 300 mil libras.

A peça não alcançou estes valores durante o leilão ao vivo, mas a instituição de caridade se pronunciou mais tarde.

"Ele foi vendido pós-leilão... por um preço de 220 mil libras. O vendedor ficou empolgado, já que torcia para que ele permanecesse no Reino Unido", disse a casa de leilões em um comunicado.

A instituição de caridade Historic Royal Palaces --que cuida do Palácio de Hampton Court e da Torre de Londres, além de partes públicas do antigo lar de Diana, o Palácio de Kensington-- disse nesta quarta-feira que comprou um pedaço da história.

"O vestido 'Travolta' não é somente um exemplo fantástico de alta costura concebido para maravilhar em um evento de Estado, ele representa um momento essencial da história da moda da realeza no século vinte", disse Eleri Lynn, curadora da Historic Royal Palaces, em um comunicado.

"Estamos encantados por ter adquirido este vestido de noite emblemático para a Coleção de Vestidos Cerimoniais Reais – uma coleção de importância nacional e internacional – mais de vinte anos depois de ele sair do Palácio de Kensington pela primeira vez", acrescentou.

Diana usou o traje ao dançar com o astro de "Grease – No Tempo da Brilhantina" no jantar de Estado da Casa Branca de 1985.

O leiloeiro Kerry Taylor disse que o vestido havia sido comprado em 2013 por 200 mil libras esterlinas "por um cavalheiro romântico que basicamente queria alegrar a esposa".

"Mas desde então ele passou a maior parte do tempo trancado em um guarda-roupa, e agora o casal sente que quer que isso esteja em domínio público".

(Por Marissa Davison; Reportagem adicional de Marie-Louise Gumuchian)