Topo

Renas voadoras de Banksy ressaltam sofrimento dos sem-teto no Natal

@banksy/Instagram
Imagem: @banksy/Instagram

10/12/2019 16h04

Por Ben Makori

BIRMINGHAM, Inglaterra (Reuters) - O misterioso artista de rua britânico Banksy chamou atenção para o problema das pessoas que dormem nas ruas ao relento em um mural sazonal que mostra duas renas voadoras puxando um sem-teto deitado em um banco de rua transformado em um trenó.

A obra de arte criada com o estilo de grafite característico de Banksy apareceu em Birmingham, no centro da Inglaterra, no final de semana.

Um vídeo publicado no Instagram do artista mostra um homem de barba chamado Ryan reclinado no banco, ecoando a imagem tradicional de Papai Noel em seu trenó.

"Deus abençoe Birmingham", escreveu Banksy. "Nos 20 minutos em que filmamos Ryan neste banco, transeuntes lhe deram uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro -- sem que ele pedisse nada".

O vídeo atraiu quase 3 milhões de visitas no Instagram nas primeiras 24 horas e causou alvoroço em Birmingham.

As duas renas ganharam narizes vermelhos nas horas que transcorreram após a revelação do mural. Uma cerca de proteção havia sido instalada nesta terça-feira, impedindo novos acréscimos na imagem.

Mercia Buddle, uma das muitas pessoas que visitaram o mural nesta terça-feira, disse que ele faz bem para a cidade.

"Os visitantes estão vindo e provavelmente vieram de toda Midlands", disse. "E é claro que é ótimo ressaltar os desabrigados quando o sujeito estava realmente no banco, então está tendo várias funções. Acho que é ótimo".

O valor das obras de Banksy, que nunca revelou sua identidade, vêm dispararando. Uma grande pintura de macacos sentados no Parlamento do Reino Unido foi vendida por mais de 12 milhões de dólares em outubro -- um recorde em leilões de seu trabalho.